TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Wrestling

Por:   •  25/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

O Pro Wrestling, ou mais conhecido no Brasil como Telecatch, ou Luta Livre, é um esporte que visa o entretenimento do público, simulando lutas com os movimentos de wrestling.

O que é o wrestling?

O wrestling opõe dois ou mais adversários que se enfrentam e lutam entre si. A luta utiliza várias técnicas de combate, como atirar o adversário às cordas, torções, chaves, pontapés, murros, entre outros.

O vencedor é aquele que imobiliza o seu adversário no tapete do ringue, ou o força a desistir (submissão).

O wrestling tem muitos adeptos pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos, onde estão as empresas mais conhecidas, e no México (Lucha Libre).

Origem

O wrestling é muito antigo, e vem sido praticado ao longo dos séculos. A origem da luta livre é difícil de determinar, pois os combates de contato sempre existiram desde os primórdios da humanidade. Pra se ter noção, existem desenhos de lutadores nas cavernas de Sumero – Akkadian, datados de 3.000 a.C.

Wrestling Profissional

O wrestling mais conhecido, e que se vê hoje na TV é o Wrestling Profissional, ou Pro wrestling, este visa entreter o público através da realização de combates entre atletas devidamente preparados.

O Pro Wrestling difere de todos os outros gêneros de luta, por focar principalmente no entretenimento do público, simulando um combate com as técnicas do wrestling. Estes combates possuem algumas lutas com uso de objetos como cadeiras, bastões, escadas e até marretas, para que o espetáculo seja mais emocionante.

Este estilo é mais popular nos EUA, onde a World Wrestling Entertainment (WWE), a principal empresa do ramo, tem altos índices de audiência, maiores até que os do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Os shows são todos lotados, tanto na WWE, ou em outras empresas de menos prestígio, como a TNA, a mexicana Lucha Underground, ou em companhias independentes como a Ring of Honor (ROH).

Técnicas

Wrestlers podem agarrar, segurar, torcer, ou atacar qualquer parte do corpo do oponente, exceto a garganta. Isso vale também para lutas sem desqualificação. Sufocar é estritamente proibido mesmo em uma no DQ Match.

O wrestler não pode socar o oponente com a mão fechada. Morder não é permitido, em atacar os olhos. Quando os wrestlers fazem isso, no entanto, normalmente só são chamados a atenção pelo árbitro.

É permitido ataques fora do ringue, mas corre o risco de count-out (contagem até 10), provocando a desqualificação dos dois wrestlers (muito raro de acontecer), ou somente de um, se este sair do ringue, ou ser jogado para fora.

O wrestlers não pode ser atacado quando está nas cordas, se acontecer, o juiz fará uma contagem até 5, que se terminada, provoca a desqualificação do wrestlers que estava atacando.

Decisões

Pinfall

O pinfall é realizado, quando os dois ombros do oponente estão sobre a lona, e qualquer parte do wrestling toca no oponente (geralmente, levantam a perna do oponente caído). É realizada uma contagem até três. Essa é a forma mais comum de derrota.

Submission

O submission consiste em fazer o oponente desistir, com um golpe de submissão, que normalmente causam muita dor. O oponente que está recebendo o golpe desiste batendo a mão três vezes no ringue, ou no corpo do wrestler que está realizando o golpe, quando não tier acesso ao ringue.

Countout

O countout acontece quando um, ou os dois wrestlers estão fora do ringue. O juiz realiza uma contagem até 10, e o wrestler fora do ringue é desqualificado, dando a vitória para o oponente dentro do ringue. O countout não é um modo de derrota em uma luta com mais de dois wrestlers.

Desqualificação

A desqualificação pode ser por vários motivos:

• Realização de movimentos ilegais

• Atacar o globo ocular

• Interferência de outro wrestler que não estava na luta

• Ataque à área genital (A não ser que as regras permitam)

• Tirar a máscara do oponente (É ilegal no México)

• Atacar o árbitro

• Atacar o oponente com um objeto proibido (Se as regras não permitirem)

Empate

Um empate ocorre quando ambos os oponentes forem desqualificados, ou os dois receberem um countout.

No Contest

O No contest, é quando não tem vencedor. Seja por muitas interferências simultâneas, ou a incapacidade de uma luta ser iniciada. O no contest é diferente de empate, pois não teve a chance de um dos wrestlers sair vencedor.

Elementos Dramáticos

Gimmick/Personagem

A Gimmick é o personagem que o wrestler interpreta quando está no ringue. É como se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com