TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Feminina no Pro-Wrestling

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

Artigo da Disciplina de Filosofia

Mateus Cardoso Marques

1º Período de Jornalismo

A Revolução Feminina no Pro-Wrestling

Resumo:

No texto eu irei focar bastante sobre a batalha da mulher no Pro-Wrestling, fazendo uma menção breve sobre o que é o este esporte, como ele surgiu, como se pratica e como fazer para ganhar uma luta. Depois eu falo sobre como as mulheres começaram a praticar este esporte na Grecia Antiga, e falo conto cada parte importante na historia do Pro-Wrestling feminino, até chegar nas conquistas atuais que estão acontecendo.

Introdução:

Venho escrever este artigo, para mostrar como o poder feminino vem crescendo, ganhando voz nos tempos atuais, mas de maneira em geral, eu irei focar mais no Pro-Wrestling feminino (que é uma luta profissional ou uma forma de entretenimento).  E como foi o início das mulheres nesse esporte de entretenimento, e como foi sua evolução durante os anos até chegar hoje, sendo umas das formas mais bacanas de entretenimento no nosso tempo atual.

Título:

O título do artigo é A Revolução feminina no Pro-Wrestling, pois ela vem progredindo longo dos anos, e com uma timidez bem severa para ganhar mais destaque em 2014, com a chegada das novas mulheres para o plantel principal.

O Artigo:

Primeiramente não tem como escrever este artigo sem explicar o Pro-Wrestling, a origem deste desporte é por meio desenhos das cavernas antigas Sumero-Akkadian 3000 AC e no Egito-Babilônia 2400AC, onde mostram os desenhos lutadores fazendo assim um dos esportes mais antigos do mundo. O Pro-Wrestling nada mais é do que dois lutadores lutam entre si, num ringue de quatro cordas usando ataques, submissões, alguns tipos de chaves etc. Para fazer seu adversário perde é simples colocar os ombros dele na lona por três segundos ou fazer ele desistir com uma submissão.

Este esporte ficou mais conhecido com fundação da WWF (World Wrestling Federation), principalmente com o maior evento deles que é a WrestleMania, nascendo nomes como Hulk Hogan, Andre the Giant, Iron Sheik, The Undertaker, The Rock, Shawn Michaels, Triple H, nomes importantes para esta indústria famosa. Hoje em dia ela se chama WWE (World Wrestling Entertainment), depois de ser obrigado a trocar o nome da empresa, pela companhia WWF (World Wide Fund of Nature) empresa não governamental que atua no meio ambiente, eles alegaram que era bastante cruel e não combinava as duas empresas utilizar as mesmas siglas. Mas além deste tipo luta vale a pena falar sobre o entretenimento em que causa nas pessoas, por conta de historias que passam parecendo uma serie, entradas fantásticas, pirotecnias e a entrega das pessoas que praticam isso, eles pintam o corpo, correm perigo fazendo seus ataques, se dedicando cem porcento para entreter as pessoas que estão assistindo. Hoje em dia a maior empresa é WWE que comprou várias empresas com NWA, WCW, AWA etc.

Mas agora depois desta breve explicação do Pro-Wrestling, volto a falar sobre as mulheres, como eu disse esta luta é bastante antiga e o primeiro relato de mulheres lutando foi na Grécia Antiga, que era bastante comum elas lutar entre si, as Espartanas lutavam entre si, pois dizia fortalecer a sua gestação, não somente os homens lutavam, tirando este pensamento machista, e era comum homens e mulheres Espartanos lutar entre si mostrando suas forças físicas e também para fazer tipo um ritual de acasalamento.

Chegando no começo do Século XX quando o Pro-Wrestling se consolidou no mundo, foi criada somente a primeira empresa em 1986 que foi a GLOW (Gorgeous Ladies of Wrestling) que acabou não tendo um grande sucesso (e existe uma serie no Netflix que fala desta empresa). A empresa na época a NWA criou seu primeiro título em 1956 quando a The Fabulous Moolah ganhou e ficou com o cinturão, depois houve uma separação das empresas e hoje a WWE reconhece que a Moolah ficou 27 anos e 10 meses com o cinturão, perdendo em 1984 para a Wendi Richter. E em 1985 aconteceu a primeira WrestleMania da história, e as mulheres que lutaram foram Wendi Richter [com Cyndi Lauper] derrotou Leilani Kai que era a campeã [com The Fabulous Moolah] valendo o WWF Women’s Championship tendo seu espaço no maior evento de Pro-Wrestling do mundo. De 1983 até 2010 houve 59 mulheres segurando este cinturão com rivalidades como Lita e Trish Stratus, Mickie James e Michelle McCool, Beth Pheonix e Layla, depois ela ser de o cinturão ser desligado para entrar o novo título.

Com este novo cinturão venho a concepção de que as mulheres começaram a ser tratadas pelo seu corpo e aparencia, do que seu talento quando elas começaram a ser chamadas de divas e criado o WWE Divas Champioship. Que deixou desagradavel de ser assistido e porque não havia emoçoes, diferentes dos homens que era bem  construida as historias ate chegar o combate, as mulheres perderam seu tempo na tv passando a ter apenas uma luta por show.

Agora eu vou usar um pouco de Foucalt (1926-1984), que foi um filoso Francês que pensou diferente de Marx em relação a luta de classe deixa de lado esta teoria, ficando vago para o surgimento de movimento sociais como os LGBTQI+, os dos Negros e principalmente os movimentos Feministas.

Retomando o assunto, que chega num ponto interessante quando em 2010 a WWE cria um show chamado NXT, para criação de novos talentos para o plantel principal deles. E em 2012 eles cria o NXT Women´s Championship, com a Paige sendo coroada como a primeira campeã do show, e esta idea deu bastante certo que ao longo do tempo na NXT, Divas com Paige, Sasha Banks, Bayley, Charlotte Flair e Becky Lynch, traz uma nova chama para a divisão feminina.

E em 2014 estas Divas, não são mais tratadas pela suas belezas e sim pelo seu talento, sendo agora chamadas de Superstars igual aos homens chega 2015 a dona da WWE sobe Sasha Banks, Charlotte Flair e Becky Lynch para o plantel principal, chamando de Revolução que estava apenas começando. E em 2016 a WWE traz de retira os Divas Championship e traz novamente o WWE Women’s Champions, falando que ela não era mais para ser tratadas apenas como Divas mas sim como uma WWE Superstar. Na WrestleMania 32 diante de mais de 100.000 pessoas Charlotte Flair vence a Sasha Banks e a Becky Lynch, fazendo assim o lugar merecido para as mulheres, no final de 2016 Charlotte e Banks fizeram o primeiro Main Event feminino de um PPV, que foi uma luta no Hell in a Cell valendo WWE Women’s Champions no PPV Hell in a Cell de 2016.

Depois em 2018 eu chamo do ano mais especial para as lutadoras, porque aconteceu bastante coisas interessantes, como o combate Royal Rumble Feminino, a primeira luta de mulheres no Oriente Medio, sendo mais preciso na Arabia Saudita Alexa Bliss x Sasha Bank, algo imaginavel para as mulheres. Teve também a criação de um PPV especifico para as lutadoras chamada de Evollution, nome dado pelo simples motivo de que teve uma evolução tremenda na WWE. Teve momentos que as mulheres vendia mais do que os homens, e era recordes atras de recordes. Em 2019 foi criado o cinturão de duplas femininos também que a Bayley e Sasha Banks sairam como vitoriosas.

Com historias boas, lutas otimas as mulheres conquistaram marcas excelentes no Pro-Wrestling mundial sendo headline em PPV’s, e chegou este ano 2019 e as mulheres conseguiram o apice nas sendo evento principal da WrestleMania 35 algo imaginavel há uns dez anos atras, o combate desta vez não foi aquelas maravilhas, e o combate foi Becky Lynch vs Ronda Rousey vs Charlotte Flair valendo os dois cinturões das mulheres da WWE, e quem venceu foi a Becky Lynch sendo assim algo bem marcado para ela.

Considerações Finais:

Eu acho que vale a pena pensar mais na sociedade como um todo, não esquecendo de mulheres, negros e por ai vai, como eu sou meio ruim para argumentar, eu acho que retirar estes poderio masculino sempre dominante e inserir pouco a pouco as mulheres, em tudo vai dar bem, como eu não acreditava que daria certo está revolução das mulheres, hoje eu vejo que deu certo demais e é bem legal isso.

Bibliografia:

http://www.women-wrestling.org/womens_wrestling_history.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Women%27s_professional_wrestling

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_campe%C3%A3s_femininas_da_WWE

https://lutasartesmarciais.com/artigos/historia-wrestling

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com