TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade E Estatistica

Trabalho Universitário: Probabilidade E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 4

A partir do conhecimento adquirido em nossas aulas fomos capazes de compreender melhor como funcionam alguns processos da loteria e principalmente da mega-sena que hoje é um dos prêmios mais cobiçados pelas pessoas.

Durante a 1ª etapa desse processo de aprendizado utilizamos o excel, uma grande ferramenta que nos permite calcular e até mesmo organizar todos os dados inseridos em uma tabela divididos em colunas identificadas com os seguintes itens concurso, data do sorteio, dezenas da 1ª a 6ª dezenas, arrecadação total, ganhadores e rateios, para um melhor entendimento e visualização dos mesmos.

Já na 2ª etapa criamos outra tabela demonstrando também em colunas os seguintes itens dezenas, dezenas sorteadas da 1ª a 6ª e a quantidade de vezes que foram sorteadas, nessa tabela usamos a seguinte formula =CONT.SE que faz a contagem de sequência da coluna indicada, =SOMA que faz a somatória de quantas vezes cada dezena foi sorteada, essas formulas foram de grande importância para que encontrássemos a frequência em nossa tabela. Com a frequência em mãos deduzimos que essa probabilidade não passava senão de uma probabilidade empírica, pois uma vez que a chance de um numero ser sorteado é a mesma de qualquer outro.

Com a frequência de saída dessas dezenas fizemos outra planilha com a finalidade de informar, por frequências do menor para o maior, qual grupo de dezenas (1 a 10, 11 a 20, 21 a 30, 31 a 40, 41 a 50 e 51 a 60) com os itens identificados por classes, frequência, ponto médio e frequência relativa. Dados Relacionados a todos os sorteios.

Na 3ª etapa baseamos nossos cálculos na probabilidade teórica usando cálculos de combinações, esses cálculos foram usados para descobrir que as chances de acertar na mega-sena foi simples, afinal não depende de uma interpretação maior do problema. Já na quina e na quadra o que determinou para se conseguir ganhar quaisquer desses prêmios era considerar que no jogo da quina uma dezena estaria errada e na quadra 2 dezenas estariam erradas.

Para se ganhar na mega-sena tem que se acertar uma combinação de dezenas quase que impossível, A chance de acertar as 6 dezenas é a mesma de conseguir que, ao jogar uma moeda, conseguir a mesma face 22 vezes seguidas. A chance de acertar as dezenas, usando apenas uma cartela com 6 números, é de 0,00000002%

Com um espaço amostral de 60 dezenas para o apostador acertar somente 6 temos mais de 50 milhões de combinações de resultados, para esse apostador ter certeza que vai ganhar esse premio ele teria que gastar mais de cem milhões de reais sendo que não compensaria pois seria gasto mais do que se iria ganhar.

Chegamos então ao seguinte resultado, a loteria de uma maneira geral a mega, a quina ou ate mesmo a quadra são consideradas sim jogos de azar, o apostador de ter muita sorte e não habilidades para conseguir acertar as dezenas a serem sorteadas pois a probabilidade mostra que praticamente todos os fatores estão contra ele.

Como vimos, este trabalho é resultado de um estudo minucioso que exigiu, no decorrer do mesmo muita análise, síntese e cálculos.

Uma das vantagens oferecidas e que consideramos a mais importante foi o conhecimento que tivemos a respeito da loteria, tal como uma analise maior sobre a Mega Sena e as vantagens do seu jogo.

Foi um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com