TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade E Estatistica

Exames: Probabilidade E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

3. O Diário Catarinense publicou na edição de 09 de dezembro de 2012 uma reportagem sobre um estudo que está sendo realizado por alunos e professores do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, a pedido da Assembleia Legislativa. O objetivo geral da pesquisa é analisar a legislação catarinense e levantar as leis que estão em vigor, as que já foram vetadas, as que possuem sentido ambíguo e leis repetidas ou de valor normativo idêntico .

Leia a matéria na íntegra (disponível em formato pdf na Midiateca) e responda as questões: (4,0 pontos)

a) Como se classifica a pesquisa quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados? Justifique sua resposta

b) Como se classifica a pesquisa quanto ao método de procedimento? Justifique sua resposta.

Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.

Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:

a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (Sua resposta deve ter no mínimo 5 linhas).

A gerente utilizava-se da linguagem culta padrão, com frases completas e pronomes formais de tratamento, eis que se dirigia a um cliente, ao perceber que o referido cliente era um colega e também funcionário do banco, a mesma sentiu-se liberta a utilizar-se da linguagem coloquial, marcada pela descontração, desfazendo do uso das frases completas bem como dos pronomes formais, tendo em vista que não havia mais a necessidade de se expressar na forma culta.

b) Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.

Helena domina tanto a linguagem culta como a coloquial, utilizando de expressões características a cada uma delas, conforme abaixo relacionado.

- Culta

- ajudá-lo

- senhor

- sentenças completas

- Coloquial

- Cara

- “Cê”

- “inda tivesse”

- “pra”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com