TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade E Estatistica

Monografias: Probabilidade E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório 01: Introdução ao Estudo Estatístico

1.1 População e Amostra

População é definida como uma coleção de unidades observacionais, ou seja, um conjunto que podem ser de animais, objetos, pessoas e/ou resultados de uma experiência, com uma ou mais características em comum, nas quais pretendem analisar.

A umas características comuns, à qual se possa atribuir uma categoria ou um número, assim podendo assumir diversos valores de unidade observacional para outra, se chama Variável.

Tendo como objetivo estudar uma ou mais características da População, costuma-se identificar a População com a Variável que se vai estudar, dizendo assim que a População é constituída de todos os valores que a Variável pode assumir.

Exemplos de População:

População finita: nesse caso, o número de elementos de um grupo não é muito grande, por exemplo, as condições das escolas particulares de São Paulo.

População infinita: nesse caso, o número de elementos de um grupo é muito elevado, por exemplo, a população da cidade de São Paulo.

Amostra é definida como um conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, ou seja, da População.

Amostra é um conjunto composto de acontecimentos, indivíduos (famílias e/ou outras organizações) e/ou outros objetos de estudo em que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados.

Algumas razões em se trabalhar com a Amostra são como as populações são dinâmicas, de onde resulta os elementos ou os objetos da População que estão em contínua renovação, de onde resulta a impossibilidade de analisar todos os elementos desta População; custo excessivo do processo de recolha e do tratamento de dados, como resultado da grande dimensão da População, ou do processo complexo de caracterização de todos os elementos da População; inacessibilidade de alguns elementos da População, por diferentes causas; tempo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, conduzindo à obtenção de informações desatualizadas.

A Amostragem é um conjunto de procedimentos, através dos quais selecionam uma Amostra de uma População.

Exemplos de Amostragem:

Amostragem aleatória: todos os indivíduos da População possuem a mesma probabilidade de serem selecionados.

Amostragem estratificada: selecionam de forma aleatória grupos, ao invés de apenas aos indivíduos.

Amostragem sistemática: a seleção é feita por um teste ou regra padrão aplicado à População.

Amostragem probabilística: é um método em que todos os elementos da População têm a probabilidade conhecida e superior à zero de complementar a Amostra.

Amostragem não probabilística: é um método em que a seleção dos elementos da População compõe a Amostra, sendo dependente ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistado.

Amostragem intencional: é a Amostragem não probabilística que é subordinada a objetivos específicos.

Amostragem não intencional: é a Amostragem que é regida por critérios de conveniência e/ou por critérios de disponibilidade dos intimados.

1.2 Gráficos

Os gráficos podem transmitir diversas mensagens de forma rápida, ou seja, com um gráfico é possível transformar dados de uma planilha para mostrar comparações, padrões e tendências.

Como por exemplo, sendo possível mostrar rapidamente se as vendas aumentaram ou caíram de um mês ou trimestre para outro.

Exemplos de Gráficos:

Gráfico de Barras: mostram comparações entre itens individuais, sendo que são uma boa maneira de visualizar uma ou mais categorias de dados, especialmente se cada uma das categorias conter subcategorias.

Gráfico de Colunas: mostram comparações entre itens, sendo que as categorias geralmente são organizadas ao longo do eixo X na horizontal, e os valores são organizados ao longo do eixo Y na vertical.

Gráfico de Dispersão: mostram um conjunto de dados numéricos ao longo do eixo X na horizontal, e ao longo do eixo Y na vertical, sendo que são bastante usados para comparar e exibir valores numéricos, como dados científicos, dados estatísticos.

Gráfico de Linhas: mostram uma série de conjunto de pontos conectados em uma única linha, sendo que as linhas desse estilo de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um determinado período de tempo contínuo.

Gráfico de Pizza ou Setores: mostram o quanto cada valor representa sobre o valor total, e são utilizados quando há apenas uma série de dados para serem comparados, e todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com