TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade Estatistica

Ensaios: Probabilidade Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Introdução 4

Palavras-chave 5

1. Tecido nervoso 6

1.1 Funções do tecido nervoso 6

1.2 Constituição 6

1.2.1 Os neurónios 7

2. Tipos de neurónios 8

2.1 Quanto a estrutura 8

2.2 Quanto ao funcionamento 9

2.3 Constituição 9

3. Sinapses 10

4. Nervos 11

5. Células da Glia 12

5.1 Oligodendrócitos 12

5.2 Astrócitos 12

5.3 Células de Schwann 13

5.4 Células Ependimárias 13

5.5 Micróglia 13

Conclusão 14

Bibliografia 15

Introdução

O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das actividades corporais. Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o técido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.

No desenvolver do trabalho apresentamos a fundamentação teórica do tecido nervoso quanto ao tipo, constituição e o seu funcionamento, apresentando também a descrição dos componentes que acompanham o seu funcionamento, que são as células glia sua constituição e seu funcionamento ao longo do corpo humano.

O objectivo geral deste trabalho é:

 Descrever o funcionamento do tecido nervoso;

Os objectivos específicos do trabalho são:

 Explicar a constituição do tecido nervoso;

 Descrever os tipos de tecido nervoso;

 Relacionar a estrutura do tecido nervoso com a sua função.

Para a realização deste trabalho foram usados como suporte de investigação as pesquisas bibliográficas e consultas a internet.

Palavras-chave

Axónio: Prolongamento de neurónio que conduz impulso de corpo celular para as extremidades dista;

Neurónio: Célula fundamental do tecido nervoso, com as propriedades de excitabilidade e condutibilidade, e que apresenta corpo celular e ramificações.

Sinapses: Conexão entre dois neurónios vizinhos, da qual há mais de um tipo, segundo as formações que fazem o contacto entre essas células para que se propague o impulso nervoso de uma para outra.

Neuroglia: Rede de células ramificadas e de fibras, que serve de estrutura de sustentação do sistema nervoso central; glia.

Oligodendrócitos: Célula da neuróglia, pequena, com poucas e curtas ramificações, encontrada tanto na substância branca como na cinzenta.

Astrócitos: Célula da neuróglia que se caracteriza pela riqueza e dimensões de seus prolongamentos citoplasmáticos distribuídos em todas as direcções.

1. Tecido nervoso

O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das actividades corporais. Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o técido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.

Organização do tecido nervoso no sistema nervoso central: substância branca e cinzenta

No sistema nervoso central o tecido nervoso está organizado de tal maneira que os corpos celulares dos neurónios ficam agrupados em várias regiões, estas regiões constituindo a substância cinzenta do sistema nervoso central. Os prolongamentos dos neurónios (principalmente seus axónio) também se organizam constituindo regiões denominadas de substância brancas. Na substância branca os axónios formam feixes de diferentes calibres.

1.1 Funções do tecido nervoso

 Receber os estímulos externos e internos;

 Transformar os estímulos recebidos em impulsos nervosos;

 Passar estes impulsos nervosos para órgãos e tecidos responsáveis por executar as acções necessárias;

 Controlar de maneira directa e rápida as principais partes do corpo;

 Permite aos seres humanos a interacção com o meio ambiente e outros seres vivos

1.2 Constituição

O tecido nervoso é composto por dois tipos de células: neurónios e células da neuroglia.

 Neurónios e;

 As células da Glia (neuroglia)

1.2.1 Os neurónios

Também conhecidas como células nervosas, os neurónios são os responsáveis por receber os estímulos externos e internos e transformá-los em impulsos nervosos. Os neurónios também fazem a passagem destes impulsos para outros neurónios, glândulas e fibras musculares.

Os neurónios são células responsáveis pelos impulsos nervosos, altamente especializados, dotados de um corpo celular e numerosos prolongamentos citoplasmáticos, denominados neurofibras ou fibras nervosas. O corpo celular do neurónio contém um núcleo grande e arredondado. As mitocôndrias são numerosas e o ergastoplasma é bem desenvolvido. Os prolongamentos do neurónio podem ser de dois tipos:

 Dendritos: ramificações que têm a função de captar estímulos,

 Axónio: o maior prolongamento da célula nervosa (varia de fracções de milímetro até cerca de 1 metro), transmite os impulsos nervosos.

2. Tipos de neurónios

2.1 Quanto a estrutura

Quanto à sua estrutura e à organização de seus prolongamentos os neurónios podem ser classificados em:

 Neurónios unipolares - possuem um corpo celular e um axónio. Não são muito frequentes e constituem, por exemplo, as células sensoriais da retina e mucosa olfatória.

 Neurónios bipolares - possuem um dendrito, um corpo celular e um axónio. São frequentes nas estruturas sensoriais (retina, mucosa olfatória).

 Neurónios pseudounipolares - possuem um corpo celular e somente um prolongamento, que se comporta como dendrito em uma de suas porções e como axónio na outra porção. Um exemplo típico deste tipo é representado pelos neurónios sensitivos dos gânglios sensitivos da medula espinal, responsáveis pela condução de impulsos nervosos de teto, pressão, calor frio, etc.

 Neurónios multipolares - possuem um corpo celular, vários dendritos e um axónio. Constituem a maioria dos neurónios do tecido nervoso

2.2 Quanto ao funcionamento

 Receptores ou sensitivos (aferentes)

São os neurónios que reagem a estímulos exteriores e que despertam a reacção a esses estímulos, se necessário. A sua constituição é um pouco diferente dos outros dois tipos de neurónios. De um lado do axónio tem os sensores que captam os estímulos. Do outro lado possui os dendritos. O corpo celular localiza-se perto do axónio, estando ligado a este por uma ramificação do axónio, assumindo um pouco o aspecto de um balão.

 Associativos (Conectores) ou Interneurônios (mistos)

Quando possuem tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras. São os mais comuns no organismo. O grupo de neurónios mais numeroso. Como o nome indica, estes neurónios transmitem o sinal desde os neurónios sensitivos ao sistema nervoso central. Liga também neurónios motores entre si. Neste tipo de neurónios o axónio é bastante reduzido, estando o corpo celular e os dendritos ligados directamente à arborização terminal, onde se localizam os telodendritos

 Motores ou efectuadores (eferentes)

Este tipo de neurônio tem a função de transmitir o sinal desde o sistema nervoso central ao órgão eretor (que se move), para que este realize a ação que foi ordenada pelo encéfalo ou pela medula espinhal. Este é o neurônio que tem o aspecto mais familiar, que nós estamos habituados a ver nas gravuras.

2.3 Constituição

Os neurónios são compostos por três partes:

 Corpo celular: possui núcleo e outras organelas.

 Dendrites: prolongamentos celulares curtos e ramificados. São eles que recebem as informações de outros neurónios ou dos receptores sensoriais.

 Axónio: Fazem o transporte dos impulsos nervosos. Geralmente são finos e de formato longo e cilíndrico.

3. Sinapses

As sinapses são regiões de conexão química estabelecidas entre um neurónio e outro; entre um neurónio e uma fibra muscular ou entre um neurónio e uma célula glandular. Logo, as sinapses podem ser interneurais (entre um neurónio e outro), neuromusculares (entre um neurónio e uma fibra muscular) ou neuroglandulares (entre um neurónio e uma célula glandular).

Um neurónio não se comunica fisicamente com outro neurónio nem com a fibra muscular, tampouco com a célula glandular.

4. Nervos

As fibras nervosas organizam-se em feixes. Cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro.

Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineuro. Os nervos não contêm os corpos celulares dos neurónios; esses corpos celulares localizam-se no sistema nervoso central ou nos gânglios nervosos, que podem ser observados próximos à medula espinhal.

Quando partem do encéfalo, são chamados de cranianos; quando partem da medula espinhal, denominam-se raquidianos. Os nervos permitem a comunicação dos centros nervosos com os órgãos receptores (sensoriais) ou, ainda, com os órgãos efectores (músculos e glândulas).

5. Células da Glia

Os gliócitos possuem a função de envolver e nutrir os neurónios, mantendo-os unidos. Os principais tipos de células desta natureza são os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e células de Schwann. Os prolongamentos de algumas dessas células enrolam-se nos Axónio e formam, ao redor deles, a bainha de mielina, que actua como isolante eléctrico e contribui para o aumento da velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axónio.

5.1 Oligodendrócitos

Estas células são responsáveis pela produção da bainha de mielina possuem a função de isolante eléctrico para os neurónios do SNC. Possuem prolongamentos que se enrolam ao redor dos axônios, produzindo a bainha de mielina.

5.2 Astrócitos

São células de formato estrelado com vários processos que irradiam do corpo celular. Apresentam feixes de filamentos intermediários constituídos pela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular. Estas células ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e a pia-máter. Existem os astrócitos fibrosos e osastrócitos protoplasmáticos. O primeiro é encontrado na substância branca e o segundo, é encontrado na substância cinzenta, possuindo um maior número de prolongamentos que são mais curtos e extremamente ramificados.

Os astrócitos também participam do controle da composição iônica e molecular do ambiente extracelular dos neurônios. Algumas destas células apresentam prolongamentos que são denominados pés vasculares, que se expandem sobre os capilares sanguíneos. É provável que esta estrutura transfira moléculas e íons do sangue para os neurônios.

Estas células participam também da regulação de diversas actividades neuronais. Podem influenciar a actividade e a sobrevivência dos neurónios, devido à sua capacidade de controlar constituintes do meio extra celular, absorver excessos localizados de neurotransmissores e sintetizar moléculas neuroactivas.

Através de junções comunicantes, os astrócitos se comunicam por meio de junções comunicantes formando uma rede por onde há a transmissão de informações, fazendo com estas cheguem a atingir grandes distâncias dentro do SNC.

5.3 Células de Schwann

Possuem a mesma função dos oligodendrócitos, no entanto, se localizam ao redor dos axónio do sistema nervoso periférico. Cada uma destas células forma uma bainha de mielina em torno de um segmento de um único axónio.

5.4 Células Ependimárias

São células epiteliais colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em algumas regiões, estas células são ciliadas, facilitando a movimentação do líquido cefalorraquidiano.

5.5 Micróglia

Estas células são pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. São fagocitárias e derivam de precursores que alcançam a medula óssea através da corrente sanguínea, representando o sistema mononuclear fagocitário do SNC. Participam também da inflamação e reparação do SNC; secretam também diversas citocinasreguladoras do processo imunitário e remove os restos celulares que surgem nas lesões do SNC.

Conclusão

O funcionamento do corpo humano é condicionado a actividades dos tecidos nele existentes, para tal, várias actividades do SNC são estabelecidas graças aos neurónios e células glia que coordenam as actividades e funções dos órgãos.

Após a realização do trabalho o grupo concluiu que a ausência de actividades no SNC pode causar problemas de movimentos de certos músculos do corpo humano através dos movimentos que a cada momento vão sendo coordenados com as respostas que o neurónio vai dando ao longo do seu funcionamento.

As células glia funcionam como mensageiras e receptoras devido a sua actividade de receber e enviar a diversas partes do corpo humano as respostas enviadas pelo neurónio.

Duvida que o grupo não chegou de discutir e chegar ao consenso.

1. Os neuronio apresentam uma espessura alongada e podem ser divididos.

a) Como podem ser divididos os neurónios?

Bibliografia

...

Baixar como  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »