TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema no cotidiano de qualquer empresa; roubos

Projeto de pesquisa: Problema no cotidiano de qualquer empresa; roubos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será apresentado um problema no cotidiano de qualquer empresa; furtos. O problema será mostrado, e questionado da forma correta e dentro das normas da lei. Iremos ver também o que deve ser feito dentro de uma empresa

para que ela tenha um bom crescimento, definindo os custos, despesas exemplificando os mesmos.

2 DESENVOLVIMENTO

SITUAÇÃO

As empregadas (mulheres) da indústria de papéis em que você administra não têm o costume de laborar na área de produção, mas sim no setor de embalagens dos papéis fabricados, pois a o setor de embalagem e pacote precisa contar com o toque feminino.

A sua intenção como administrador, em concentrar o trabalho feminino neste setor é assegurar um ambiente de trabalho mais sadio para as empregadas, objetivando reduzir os riscos que estariam submetidas.

Em que pese tal fato, alguns problemas começaram a surgir.

Algumas das mercadorias que vinham da produção, e chegam no setor de pacote e embalagens, começaram sumir, algo que nunca tinha ocorrido quando somente homens laboravam no setor.

Ao buscar a solução para o conflito, você (administrador) designa uma supervisora para realizar contínuas revistas nas empregadas.

A supervisora , com o fim de revistar de forma detalhada as empregadas,

Solicita que as mesmas tirem suas roupas (ficando apenas com as roupas íntimas). Ana uma das empregadas, não permite a revista e se nega em tirar as roupas. Em decorrência do ato de insubordinação, sentindo totalmente desrespeitada e para evitar que outras empregadas tomassem a mesma atitude, a supervisora dispensa Ana por justa causa.

QUESTOES

1) A atitude da supervisora foi correta? Justifique:

Não. Não foi correta porque o ato da supervisora é considerado assédio moral contra a trabalhadora.

2) A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço das mercadorias?

Não. Por lei isso é definido como assédio moral. Essa não foi uma forma eficaz e legal e não solucionou o problema. Gerou outro.

3) Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão de justa causa em despedida sem justa causa e/o indenização por danos morais? Para responder, faça o uso da legislação e dos princípios trabalhistas.

Dentre os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal, estão o respeito à dignidade da pessoa humana e sua intimidade, expressos no art. 5º, incisos, III, V e X além do art. 6º no que se refere o direito à saúde (mental) da referida Carta Maior.

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

O dano moral caracteriza-se como a ofensa ou violação dos bens de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se referem à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), à sua imagem.

Note-se que quando são mencionados na legislação os termos intimidade, vida privada e honra, a referência é à vida particular do indivíduo (que somente a ele lhe diz respeito), e a ele é garantido o direito de tornar público ou não suas informações ou acontecimentos ocorridos.

A oportunidade da reparação do prejuízo por dano moral, é gerada na hipótese de o indivíduo entender que foi lesado a sua privacidade, pelo fato de suas informações ou acontecimentos terem sido tornadas públicas por conta de terceiros.

4) Como administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou reduzir esses conflitos?

Tendo em vista que o dano moral é um fato real e concreto, é exigida uma posição cautelosa do empregador e de seus prepostos em relação aos subordinados, pois se extrapolarem no exercício regular de seu poder disciplinar, poderá causar eventuais pagamentos referentes a título de indenização por dano moral. O principal interesse das relações estabelecidas por meio de contrato de trabalho é que sejam alcançadas pelas partes o seus objetivos, dentro do respeito aos dispositivos e procedimentos previstos em leis, convenções, acordos coletivos de trabalho, regulamentos internos e usos e costumes em geral e da própria empresa, constituída pelo empregador, seus prepostos e empregados.

Os preceitos citados acima têm como objetivo o respeito mútuo e os valores individuais, materiais e subjetivos, por exemplo: a cortesia, a educação, os limites e o total reconhecimento das qualidades das pessoas que compõem a equipe de trabalho, resultando em uma atividade harmoniosa.

Após analisar a situação você conclui que há uma desmotivação geral. Desta forma você precisa criar um programa que busque motivar o maior número possível de funcionários. Assim se pergunta: o melhor seria fazer um programa que tenha uma única premiação em dinheiro para todos os funcionários ao atingir a meta ou seria melhor cada funcionário escolher o benefício que gostaria de obter ao atingir a meta proposta?

5)Escolha uma das alternativas apresentadas cima e justifique sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com