TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos De Ensino

Dissertações: Procedimentos De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

Slide 1

Trabalho de Didática Métodos de Ensino

Slide 2

Conceito de Método de Ensino: Procedimentos de ensino, estratégia, métodos e técnicas. Esses são alguns termos utilizados que podemos relacionar ao tópico como ensinar. Métodos Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para a atividade.

Slide 3

Conceito de Método de Ensino: Estratégia Trata-se de uma descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos específicos. Técnica É a operacionalização do método. Procedimentos Maneira de efetuar alguma coisa. Consiste em descrever as atividades desenvolvidas pelo professor e as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Slide 4

Conceito de Método de Ensino: No processo de ensino se faz necessário a combinação de atividades do professor e dos alunos, para que isso aconteça se faz necessário o planejamento das aulas focando os objetivos, conteúdos e meios para se alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino. Em cada ramo do conhecimento se desenvolve métodos próprios.

Slide 5

A Relação Objetivo-Conteúdo-Método Podemos dizer que o conteúdo determina o método, pois é a base informativa concreta para atingir os objetivos. Para escolher os métodos mais adequados, o professor deve seguir a​l​g​u​n​s​&​n​b​s​p​;​c​r​i​t​é​r​i​o​s​&​n​b​s​p​;​c​o​m​o​: objetivos educacionais, experiência didática do professor, tipos de alunos, tempo disponível, etc.

Slide 6

Os Princípios Básicos do Ensino São aspectos gerais do processo de ensino que expressam funcionamentos teóricos de orientação ao professor. Que contam com a prática educativa escolar na sociedade, nas características de um processo de conhecimento, nas peculiaridades psicóticas de aprendizagem conforme a idade do aluno.

Slide 7

Os Princípios Básicos do Ensino Caráter científico e sistemático Recomenda–se ao professor: Buscar a explicação científica de cada conteúdo; Oriente o estudo independente dos alunos na utilização dos métodos científicos; Certificar se a matéria anterior foi consolidada antes de introduzir uma nova; Assegurar a seqüência de conceitos e habilidades no plano de ensino e de aula; Aproveitar as possibilidades educativas da matéria no sentido de formar atitudes e convicções.

Slide 8

Os Princípios Básicos do Ensino Ser compreensível e possível de ser assimilado Recomendações práticas: Dosagem do grau de dificuldades no processo de ensino; Diagnostico periódico do nível de conhecimento e de desenvolvimento dos alunos; Analise sistemática da correspondência entre o volume de conhecimentos e as condições concretas dos alunos; Aprimoramento e atualização do professor da matéria que leciona.

Slide 9

Os Princípios Básicos do Ensino Assegurar a relação conhecimento-prática Recomendações pra este princípio: Estabelecer vínculos entre os conteúdos escolares, as experiências e os conteúdos da vida prática; Exigir dos alunos que fundamentem com o conhecimento sistematizado, aquilo que realizam em prática; Mostrar com que os conhecimentos de hoje são resultados da experiência de gerações anteriores e servem para criar novos conhecimentos para novos problemas.

Slide 10

Os Princípios Básicos do Ensino Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem Recomendações: Esclarecer aos alunos os objetivos da aula e sobre a importância de novos conhecimentos para a seqüência dos estudos ou para atender necessidades futuras; Criar condições didáticas nas quais os alunos possam desenvolver seus próprios métodos de compreensão e assimilação de conceitos e habilidades;

Slide 11

Os Princípios Básicos do Ensino Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem Estimular os alunos a expor e defender seus pontos de vistas; Formular pesquisas e tarefas que exercite o pensamento e soluções criativas; Criar situações didáticas em que os alunos possam aplicar conteúdos a situações novas;

Slide 12

Os Princípios Básicos do Ensino Garantir a solidez dos conhecimentos O professor deve recapitular a matéria freqüentemente com exercícios de fixação, tarefas individuais para alunos que apresentam dificuldades e sistematização dos conceitos básicos da matéria.

Slide 13

Os Princípios Básicos do Ensino Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais O professor deve se empenhar para ensinar toda a sala, tendo em vista o interesse de todos, prestando atenção as diferenças de cada aluno e as peculiaridades do aproveitamento escolar. Explicar com clareza as os objetivos, as tarefas em que os alunos estarão envolvidos e o resultado que almeja;

Slide 14

Os Princípios Básicos do Ensino Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais Desenvolver um ritmo de trabalho de acordo com o nível máximo de exigências de cada grupo; Prevenir a influencia de particularidades desfavoráveis na sala de aula; Ter a consciência que a capacidade de assimilação, motivação para o estudo e os critérios de valorização não são iguais para todos os alunos e que há casos que requerem uma atenção especial do professor.

Slide 15

Classificação dos Métodos de Ensino: 1 – Método de Exposição Pelo Professor Nesse método, a atividade dos alunos é receptiva. Cabe ao professor a apresentação dos conhecimentos e habilidades. Podem ser expostos das seguintes formas: Exposição verbal: sua função é explicar um assunto desconhecido. O professor deverá estimular sentimentos, instigar a curiosidade, relatar sugestivamente um fato, descrever com vivacidade uma situação real, fazer leitura expressiva, etc.

Slide 16

Classificação dos Métodos de Ensino: 1 – Método de Exposição Pelo Professor Demonstração: o professor utiliza instrumentos que possam representar fenômenos e processos, que podem ser, por exemplo: visitas técnicas, projeção de slides. Ilustração: são utilizadas pelo professor, tal como na demonstração, a apresentação de gráficos, seqüências históricas, mapas, gravuras, de forma que os alunos desenvolvam sua capacidade de concentração e de observação. Exemplificação: é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com