TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Os Procedimentos De Ensino são Importantes?

Trabalho Universitário: Por Que Os Procedimentos De Ensino são Importantes?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

Os procedimentos de ensino são importantes porque ele organiza uma seqüência de atividades que o professor estabelece em sua prática que visa a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, por meio dos quais os aluno aprimoram capacidades cognitivas. Para essa prática, envolve-se várias ações como a organização de procedimentos e recursos didáticos que favoreçam o desenvolvimento intelectual do aluno. A Busca por metodologias de ensino eficientes e desafiadoras se configura como parte dos estudos da didática.

A metodologia do ensino de configura como um dos elementos possíveis para a estruturação dos caminhos a serem percorridos pela ação didática. Esses caminhos guiarão suas trajetórias. A utilização de metodologias de ensino tem como função facilitar o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos sistematizados.

Os critérios de seleção que devem ser considerados pelo professor na escolha de uma metodologia de ensino são:

a) a adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e aprendizagem (o que pretende atingir com o processo de ensino)

b) a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a se efetivar (o que se pretende que os alunos assimilem)

c) as características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem (como são os alunos)

d) as condições físicas e tempo disponível;

Esses critérios acima citados são importantes pois organiza as idéias do professor para o seu planejamento e para sua prática dentro da sala de aula. Com esse critério básico, o professor podem escolher o melhor caminho para nortear suas ações pedagógicas, pois, ao entender a metodologia de ensino como o estudo de métodos didáticos para o desenvolvimento organizado do trabalho pedagógico, aumenta-se a probabilidade de se desenvolver uma ação educativa competente e segura em relação aos propósitos desejados para o processo educacional.

O professor deve se sentir a vontade em traçar diferentes métodos didáticos para alguma turma especifica, desde que tenha objetivos concretos. Qualquer outro recurso metodológico ou físico deve ser considerado, mas que também não fuja dos conceitos e objetivos estabelecidos, ou seja, pode tudo...menos qualquer coisa. Muitas turmas compreendem melhor as informações a partir de recursos não convencionais, e cabe o professor a identificar isso e estimular os alunos através desse meio.

Hoje em dia, os recursos mais usados em escolas são as tecnologias audiovisuais: Computador, telão, projetor, slides.

Muitos professores deixaram o giz e o apagador de lado para usar recursos como slides e vídeos em suas aulas, o que auxilia e ajuda a ilustrar melhor o assunto. Internet é outro recurso bastante usado, mas deve ser orientado a usar com cuidado, pois existe muita informação errada na rede, o que pode confundir os alunos.

Outros recursos extremamente importantes são:

a) o uso de jogos que cria uma atmosfera de motivação que permitirá aos alunos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem, assimilando experiências e informações;

b) Filmes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com