TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos De Ensino

Monografias: Procedimentos De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

Podemos considerar como procedimento de ensino tudo o que o educador utiliza como meio para levar o conteúdo para os alunos.

A forma como o educador apresenta o conteúdo é de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem.

O procedimento de ensino deverá responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Qual é o melhor caminho para levar este conhecimento para os alunos?.

Outro aspecto importante dentro do desse procedimento de ensino é verificar se ele contribui para alcançar os objetivos propostos. Os procedimentos e métodos de ensino não devem ser vistos como um mero passatempo.

É preciso pensar no público-alvo e prever se no local existem as condições adequadas para aquela aula.

O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações metais.

Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com “coisas”, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretende construir.

Portanto, o procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, ordenando, classificando, experimentando, propondo hipóteses, comprando, solucionando problemas, analisando, sintetizando, entre outros.

Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deve considerar:

Adequação das competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem, a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivarem-se, as características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas), a infraestrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível.

Com base nos procedimentos de ensino, podemos conhecer e avaliar os métodos de ensino. Todos os educadores, independente de que área atue, precisam estabelecer objetivos, para que possam passar o conteúdo de forma que todos os educandos, seja qual for sua classe social, sua experiência com o assunto estudado, seu conhecimento, entenda de forma clara e objetiva o assunto citado. E o mais importante não impor nada para os educandos. Para que possamos começar a conhecer mais sobre esse assunto, temos que fazer uma pergunta: o que é necessário para ensinar?

Para se obter essa resposta, podemos utiliza as estratégias que são meios disponíveis para atingir os objetos específicos. Assim como os métodos que são roteiros gerais para a atividade, há também a técnica que é a operacionalização do método.

Já os procedimentos, busca descrever as atividades desenvolvidas, assim nos procedimentos de ensino existem vários tipos de aulas, dependendo do objetivo da aprendizagem, pode ser aula expositiva, discussão e debate, estudo dirigido, seminário e estudo do meio.

Na aula expositiva, o conhecimento deve ser passado com clareza, objetividade, procurando manter os educandos em atitude reflexiva. É necessário que o educador use o diálogo com seus educandos, ilustrando de maneira adequada o conteúdo. (Ex. uma sala de aula, o educador, transmite um assunto com muita clareza, não imponha conteúdo, e sim use o diálogo, de forma que consiga transmitir informações e conhecimentos e não impor nada para os educandos, podendo usar slides, ilustrações e outros).

Já nas aulas de debate e discussão em grupo, há a oportunidade de trocar ideias e opiniões, desenvolvendo práticas de convivência. As principais finalidades são a de que os educandos comecem, a saber, a melhor forma de se expressar, capacidade de liderança, criatividade, senso critico, aprender a ouvir e aceitar opiniões contrárias a sua, entre outros. (Ex. Uma sala de aula, não com um número tão grande de alunos e com o conteúdo anteriormente já passado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com