TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Adm

Projeto de pesquisa: Processo Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de alguns conceitos importantes na administração. Primeiramente na questão um iremos entender quais as principais habilidades essenciais para o gestor ter sucesso na sua administração.

Na questão dois é abordado o conceito de empresa, gestor e empresário. Já a questão três trata sobre as empresas como um sistema aberto.

Finalizando a questão quatro leva a definição de missão, visão e valores organizacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Robert L. Katz apontou três principais habilidades essenciais para um gestor de sucesso: Técnica, humana e conceitual.

Habilidade Técnica é essencial para realização com facilidade de tarefas utilizando técnicas e conhecimento na área de sua especialização. Exemplo conhecer produtos, preço, técnicas de venda, logística etc.

Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar e se relacionar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as individualmente ou em grupo. Essa habilidade é essencial quando se percebe que há a necessidade de liderar, motivar ou comunicar uma equipe.

Habilidade Conceitual: é a capacidade intelectual de para analisar e diagnosticar racionalmente informações importantes para a tomada de decisões, ou seja, enxergar a organização como um todo para estabelecer estratégias e aplicá-las.

Já para Mintzberg para o sucesso gerencial é necessário ir alem da transmissão de conhecimentos, ele identifica oito habilidades gerenciais, sendo:

Relacionamento com os colegas, manter relações formais e informais com os colegas para atender seus próprios objetivos ou servir a interesses recíprocos.

Liderança está associada com a personalidade sendo necessário para a execução de tarefas que envolvem a equipe: uso de autoridade, orientação, motivação e treinamento.

Resolução de Conflitos, resolver conflitos entre pessoas com tomada de decisões, para isso é necessário ter tolerância a tensões.

Outra habilidade importante para Mintzberg é o Processamento de Informações, fundamental para expressar eficazmente idéias e falar como representante da empresa, desenvolvendo a habilidade de comunicação.

Tomar de decisões em condições de ambigüidade, ou seja, tomar decisões em situações imprevistas, não estruturadas que exigem solução em curto prazo de tempo.

Alocação de recursos é essencial para decidir como alocar com critério prioridade como ou quais projetos alocar os funcionários.

Empreendedor, tem o objetivo de buscar oportunidades, identificar problemas e implementar as mudanças organizacionais

Introspecção, capacidade de entender seu impacto e seu cargo na empresa. É a auto-analise e reflexão.

Para o diretor de recrutamento executivo da Mariaca Fabio Marra, destaca cinco habilidades essenciais para o sucesso na gestão: Adaptabilidade, resilência, interatividade, polivalência e ponderação.

Adaptabilidade o gestor deve se adaptar às regras de qualquer organização e sabe o que deve ser feito, para quem e onde quer chegar.

Resiliência é saber trabalhar sob pressão e ter consciência que faz parte da função. É saber conviver com excesso de trabalho ou falta de reconhecimento da organização, para ele esses obstáculos não tem importância comparado com o desafio de gerenciar a empresa.

Interatividade nesta habilidade o gestor não é aquele que somente cobra resultados, ele trabalha juntamente com seus subordinados para alcançá-los. Além disso essa proximidade faz com que o gestor tenha uma visão ampla dos seus colaboradores.

Polivalência o bom gestor é aquele já passou por experiências em áreas distintas da empresa como por exemplo logística e marketing, podendo assim extrair o melhor de cada experiência. “A estratégia de uma companhia é feita em várias frentes e um líder que já tenha passado por várias áreas tem uma visão global de onde quer chegar e como“, (Marra).

Ponderação: “Ele precisa avaliar quão benéfico será o impacto das mudanças para os resultados” (Marra).

2. O conceito de empresa, gestor e empresário?

Execução de um projeto; cometimento, empreendimento. / Unidade econômica de produção: existem empresas privadas, públicas e de economia mista. / Negócio, sociedade comercial. (Dicionário Aurélio).

Para Chiavenato empresa se define como uma organização focada no lucro. Já para Maximiano (1992) empresa se define como uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.

Segundo Kinlaw (1998):

(...) A empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais.

Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros.

Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com