TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Artigos Científicos: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  5.863 Palavras (24 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 24

"

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA POLO DE MANAUS

PROCESSO ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento do processo administrativo, (planejando, organizando, coordenando e controlando) As modernas corporações vivenciam tempos em que não possam mais se dar ao luxo de estacionarem economicamente, é nesse cenário que o gerente tornou-se, peça fundamental na busca por resultados.

Porém, esses profissionais quiçá imaginam possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes. O gerente deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as com eficácia com capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.

O processo administrativo visa estabelecer uma relação bilateral entre o administrado e a Administração. Logo, a Administração age como parte e como juiz ao mesmo tempo, motivo o qual as decisões proferidas não podem ter força de coisa julgada. É importante destacar que o processo não se confunde com procedimento.

O procedimento significa sucessão encadeada de atos, é o conjunto de formalidades que devem ser observadas para a prática de certos atos administrativos; equivale a rito, forma de proceder; o procedimento se desenvolve dentro de um processo administrativo. Processo, por seu lado, implica, além do vínculo entre atos, vínculos jurídicos entre os sujeitos, incluindo direitos, deveres, poderes, faculdades, na relação processual.

.

1- PLANEJAMENTO

Planejamento pode ser definido a partir da definição do negócio, missão e visão. Empresas tem tendência de encontra à resposta no produto ou serviço, isto pode levar a uma missão míope das tarefas realizadas. O correto é analisar o beneficio do restante do produto ou serviço. Exemplo à empresa Companhagem em uma visão míope de mercado chocolate em uma visão estratégica.

A declaração de missão deve refletir a reação de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destacam as atividades da empresa. Já visão é onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo. Essas três etapas são fundamentais para o sucesso da definição do planejamento. Além das analises de ambientes internos e externos.

Identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que afetam a empresa no cumprimento de sua missão. Podem-se criar as estratégias com base nessas analises, priorizando os principais objetivos e agrupando-os por temas e essa estratégia deve ser voltada para o futuro da organização.

Uma das grandes dificuldades da empresa é a conceituação da função planejamento e em especial a sua amplitude e vigência, podemos citar DRUCKER (1977) que em seu livro introdução a administração quarda em um de seus capítulos um espaço para o tema em questão antes mesmo de definir o que é planejamento.

 Planejamento não é uma caixa de mágica nem um amontoado de técnicas- quantificar não é planejar.

 Não é previsão, ele se faz necessário não se ter a capacidade de prever.

 Não opera condições futuras, ele opera com que a de condições futuras nas decisões do presente.

 Ele não é uma tentativa de eliminar riscos assumidos e sim os riscos certos.

 Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização, devido esta abrangência o planejamento pode ser classificados em tipos distintos, de acordo com a sua utilidade. Podendo ser curto ou de longo prazo, envolvendo toda empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

2 - TIPOS DE PLANEJAMENTO

2.1 - Nível Estratégico: Em primeiro ligar existem os planos estratégicos, envolve a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo.

2.2 - Nível Tático: Em seguida vêm os planos táticos que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócio ou departamento, estes planos são menos genéricos do que os estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerencia media e cobre um horizonte de médio prazo.

2.3 - Nível operacional: A partir dos planos táticos são desenvolvidos os planos operacionais, estes planos são mais bem objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa abordando cada operação do departamento e sendo realizado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos são planos que procuram “o que fazer” e “e como fazer” as atividades cotidianas da organização.

Essa é uma visão que um número significativo de gestores não tem, eles procuram isso não pode soluções quando tem problemas, isso não pode acontecer porque em uma empresa o gestor tem que ter no mínimo três soluções para cada problema. Esses gestores que não possuem essas soluções comprometem todo o planejamento a longo e a curto prazo.

O gestor que não tem essa facilidade de ver as soluções antes do problema acontecer, faz muita diferença na empresa, leva uma grande vantagem em relação aos outros, ser um gestor acomodado pode comprometer o sucesso futuro da empresa, não pode de maneira nenhuma só pensar no presente tem que ter uma visão de futuro, pois é sempre com ele que surgem grandes transformações, tem que esta sempre em alerta para não deixar que essas oportunidades que vão surgido escapem de forma que os outro possam se beneficiar e não ele.

Nós deixamos nos abater as vezes por qualquer coisa, tropeço na nossa vida e não paramos para pensar que o diferencial é ter visão de mercado no presente, sempre pensando no futuro para que as próximas gerações não possam ser prejudicadas pelas nossas irresponsabilidades.

O autor nos fala que a miséria do mundo, em que prevalece o devorar para não ser devorado. Isso não se pode medir como termos estatísticos de renda. Isso não é nada, mas do que uma catástrofe moral, com isso ele diz que não trabalhamos apenas só para termos uma renda, mas sim para encontrar sentidos em nossa vida.

Nós não podemos ser vistos como um meio dos outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com