TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Trabalho Escolar: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos do Processo Administrativo - Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento: Tratado no nível institucional da empresa. Busca Conceitos a fim de conhecer o objeto da empresa para que o mesmo seja alcançado. Subdivide-se em três grupos, são eles:

Planejamento Estratégico – envolve na maioria das vezes o nível institucional da empresa, envolve prazos mais longos, planos mais elaborados.

Planejamento Tático – Planos com bases em hipóteses, antecipados, visam prematuramente objetivos a serem aplicados pensando numa realidade futura.

Planejamento Operacional – planos que envolvem o nível operacional, preocupam-se em com o fazer e como fazer. Têm caráter imediato, ou seja, tem como base o processo instantâneo.

Organização: A função administrativa que busca organizar, estruturar e integrar recursos juntamente com as atribuições na hierarquia da entidade. Também dividido em algumas classes:

Organização Formal- Com base numa forma de pensar mais racional e consciente, envolve pessoas impostas no processo decisório.

Organização Informal – Emerge naturalmente entre pessoas que ocupam cargos dentro da organização.

Organização Linear – Mais simples e antiga. Consiste na informação de que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.

Organização Funcional – Aplica a funcionalidade e especialização das funções, capacita de certa forma os agentes dentro da organização.

Organização Linha-Staff – Concentra-se em delegar autoridade sobre serviços especializados, como também atribuições e objetivos dentro da empresa.

Direção: Trata da ação da empresa na condução, distribuição das atividades e das pessoas que nelas se envolvem.

Designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles.

Controle: Consiste no controle das ações empresariais, das definições das bases do controle; tipos e voltados às relações humanas da empresa.

Facilita a troca de informações; estabelece princípios de acordo com o programa adotado; tem como objetivo medir e corrigir o desempenho dos subordinados.

As funções empresariais visam à atuação dos futuros gestores. Demonstra a necessidade do conhecimento de atuar em cada setor dentro de uma entidade.

Gestão Estratégica: Muito diferente do Planejamento estratégico a gestão consiste na formulação de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada. Elaboração de projetos e acompanhamento e gerencia dos passos da implementação.

Subdivide-se:

Diagnostico Estratégico – são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, busca a partir daí a adequação das estratégias oferecendo resultados aos problemas apresentados.

Prontidão Estratégica – Trata-se do envolvimento e disponibilidade da direção em relação ao futuro; dá certa atenção as mudanças que podem afetar positiva ou negativamente a empresa.

Direcionamento Estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com