TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS - PROCESSO ADMINISTRATIVO

ETAPA 1

1 CONCEITO DE PLANEJAMENTO

O planejamento é a primeira função administrativa, pois serve de base para as demais funções como: organização, direção e controle. Ele determina quais são os objetivos a serem atingidos e como proceder para alcança-los da melhor forma. Onde se procura meios rápidos e de menos custos para alcança-los; define onde se pretende chegar. Escolha de objetivos a médio e á longo prazo, em busca da melhor maneira possível para alcança-los. Mapeamento ambiental e avaliação das forcas e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. É um processo de tomada de decisões interdependentes que procuram conduzir a empresa para uma situação futura desejada.

1.1 Tipos de Planejamento

1.1.1 Planejamento Estratégico

Realizado pelos dirigentes e estabelecem aonde chegar. É responsabilidade dos níveis mais elevados da empresa. Relaciona-se com objetivos á longo prazo e com estratégias e ações para alcança-las que afetam a empresa como um todo.

1.1.2 As sete etapas do planejamento estratégico:

1º Determinação dos objetivos.

2º Análise ambiental externa.

3º Análise organizacional e interna.

4º Formulação de alternativas.

5º Elaboração do planejamento.

6º Implementação e execução.

7º Avaliação dos resultados.

1.2 Planejamento Tático

É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Objetivos á médio prazo, traduz objetivos estratégicos amplos em objetivos e planos mais específicos aplicáveis a cada área da empresa, define ações a serem feitas e quais objetivos. Abrange cada departamento ou unidade das organizações, traduz e interpreta as decisões da direção e os transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa.

1.3 Planejamento Operacional

É projetado á curto prazo, ele envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupa-se com o alcance de metas específicas e coloca em prática planos táticos dentro e cada setor da empresa, ele cria condições adequada para realização dos trabalhos diários da empresa e formaliza, principalmente por meio de documentos escritos as metodologias estabelecidas. Define como fazê-lo colocando em prática.

Comparação

Para Maximiano o planejamento passa pela entrada de dados, processamento de dados onde são modificados para chegar a novas informações, prepara o plano. Define quais atividades a serem feitas por cada setor. Já o PLT decisões a serem tomadas no futuro.

Para Druker o planejamento é para diminuir toda indecisão na política e na sociedade. Os executivos pensam no futuro. Para se fazer um planejamento deve-se saber o que pode acontecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com