TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Pesquisas Acadêmicas: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O processo administrativo é o conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que transformam os insumos provenientes do ambiente em produtos e serviços dotados de valor que atenda às necessidades dos clientes. Esse processo engloba os seguintes funções: planejamento, organização, direção e controle.

Os processos administrativos foram criados para trazer melhorias internas e externas para a empresa, conscientizando como está a sua posição em relação ao mercado e traçar metas e estratégias para o seu desenvolvimento.

RESUMO

O processo administrativo é baseado em quatro fases: planejamento, organização, direção e controle, utilizado para obter uma visão ampla da realidade da empresa, fornecendo informações para uma tomada de decisão .

Trata-se de atividade que implica no desenvolvimento de habilidades e competências empresarias, trazendo melhorias e resultados positivos para o gerenciamento da empresa. Os processos estão interligados tornando-se uma parte da empresa, sendo flexível para se adaptar as novas necessidade ou ideias que surgem com a inovação.

A Organização aborda três principais conceitos, criar tarefas, agrupar tarefas e delegar responsabilidades para a realização das tarefas.

Palavras-chave: planejamento; processo; administrativo;organização.

ABSTRACT

The administrative process is based on four phases: planning, organizing, directing and controlling, used to get an insight into the reality of the company, providing information for decision making.

It is an activity that involves the development of skills and entrepreneurial skills, bringing improvements and positive results for the company's management. The processes are interconnected making it a part of the company, being flexible to adapt to new needs or ideas that come with innovation.

The Organization deals with three main concepts, create tasks, group tasks and delegate responsibilities to carry out the tasks.

Keywords: planning, process, administrative, organization

ETAPA 1

Passo I

O Planejamento

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle, é a função que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor forma possível. É elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento: Estratégicos,Táticos e Operacional.

Tipos de Planejamento

CHIAVENATO, Idalberto)

Stephen R.Robbins

Geraldo C.Caravante

Planos

Estratégicos

É o planejamento mais amplo e envolvente de abranger toda a organização com um sistema único e aberto. Suas principais características são: é projetado para o longo prazo,envolve a empresa como uma totalidade,é definido pela cúpula da organização,é voltado para a eficácia da organização.

Planos que se aplicam a organização inteira,que estabelecem os objetivos globais,que buscam posicioná-los em termos de seus ambientes ,abrange um período extenso de tempo.obtem uma área mais ampla e lidam menos com particularidades.

É o processo de decidir,

Dentro do quadro de referência definido pela missão,visão e políticas sobre s objetivos da orga-

nização,os recursos a ser usados para atingi-los e as estratégias que orientarão a obtenção,o uso e a disposição desses recursos.

Planos Táticos É o planejamento elaborado em cada departamento do nível intermediário da organização.Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico, as diferenças são: nível de decisões,dimensão temporal,amplitude de efeitos. Suas principais características são: é projetado para o médio prazo,é definido no nível intermediário da organização,é voltado para coordenação e integração. O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, com prazo médio. È o processo de detalhamento nos meios necessários a implementação das metas nas unidades funcionais,dentro de um prazo determinado e mais reduzido. Ele está mais vinculado a operacionalização metas.Exemplo de planos tático:programa,projeto,

Planos para produtos e planos de divisões.

Planos Operacionais É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.,focaliza a otimização e a maximização de resultados,é composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa: produção ou operações,finanças,mercadologia,recursos humanos,entre outras.Suas principais características são:é projetado para o curto prazo,envolve cada tarefa ou atividade isoladamente,é voltado para eficiência. São os que especificam os detalhes como os objetivos globais serão alcançados, tendem a cobrir períodos mais curtos de tempo ,possuem objetivos mais estreitos e limitados.

È o plano que lida com operações do dia-a-dia,sempre com perspectiva temporal inferior a um ano.Exemplo :orçamento,plano de grupo e plano individual.

Passo 2

Confronto entre a mensagem dos Professores Shinyashiki e Santos e o conteúdo pesquisado sobre Planejamento.

No artigo de: “Roberto Shiniashiki;Veja o futuro antes dos outros”,mostra que planejar é ante de tudo ter uma visão,ou seja ,enxergar oportunidades no meio do caos ,vê além do horizonte e isso remete a antecipa-se do futuro ,aproveitando oportunidades do hoje.

O sucesso tende a levar à acomodação e isso é perigoso ,pois o produto ou serviço que está no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com