TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  3.116 Palavras (13 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ETAPA 1

CAPA (INDICE)

INTRODUÇÃO

Em uma gestão administrativa é necessário a utilização das ferramentas gerenciais,pois ela possibilita evitar erros desnecessários e ajuda a tomar decisões mais eficientes.

Vamos ver o que é um planejamento estratégico e como ele pode melhorar o desempenho de uma empresa.

DESENVOLVIMENTO

Patrick k. montana e Bruce H. Charnov define planejamento como processo de

determinar os objetivos organizacionais e de como atingi-los.

Direciona a missão da organização em termos de suas principais atividades.

O planejamento analisa alternativas para realizar a missão, normalmente os resultados são alvos de oportunidade no interior do setor ou do mercado.É importante um planejamento para escolher um destino, avaliar rotas alternativas e para decidir sobre o curso especifico. O planejamento é uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e as conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas. O planejamento deve ser feito sobre medida para cada organização. Embora os conceitos básicos sejam os mesmos, a cultura e a filosofia de cada organização irão resultar em um conjunto de prioridades ligeiramente diferentes. Os níveis de envolvimento em um método de comunicação consistente são decisivos para o sucesso, bem como uso intenso de assessoria no processo de planejamento. A estururação de um planejamento de uma organização pode ser visto a partir de três perspectivas diferentes:

Planejamento Estratégico:tem um longo período entre o inicio e os resultados ,considera o futuro em termos da missão da organização.

Planejamento Tático:possui um tempo de duração mais curto que o planejamento estratégico e está voltado mais especificamente à variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.

Planejamento Operacional:Possui um prazo ainda mais curto do que o planejamento tático,ele que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuráveis e envolve gerentes em cada unidade que será responsável pela realização do plano.

O planejamento é a função de todo gerente, bem como uma função institucional. Um Órgão de planejamento institucional pode colher dados, analisa-los e coloca-los á disposição dos executivos e de todos os gerentes que cuidam do planejamento diário para executar um projeto por etapas, da ideia á implementação. Existem varias ferramentas e técnicas para auxiliar o planejamento.

Para Henry Fayol o planejamento é a ferramenta que serve para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. Alem de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais.

A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio do planejamento refletem esta inteligência, Essa inteligência como todas as outras, pode ser desenvolvida por meio de educação e experiência.

O processo de planejamento compreende três etapas principais. Cada uma destas etapas é um processo decisório em si, envolvendo analises, avaliação de alternativas e escolha de um curso de ação. Cada uma destas decisões comporta erros e acertos, que dependem das competências do planejador e de outros fatores com a disponibilidade de informações.

ELABORAÇÃO DE PLANOS

DADOS DE ENTRADA

PROCESSO DE PLANEJAMENTO

* Analise e interpretação dos dados de entrada

* Criação e analise de alternativas

* Decisões

* Informação

* Modelos e técnicas de planejamento

* Ameaças e oportunidades

* Projeções

* Decisões que afetam ao futuro

* Etc.

* Analise e interpretação dos dados de entrada

* Criação e analise de alternativas

* Decisões

* Objetivos e Metas

Objetivo são os resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação.São fins, propósitos, intenção ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos. Embora nem sempre estejam explícitos, os objetivos são as partes mais importantes do planejamento.

Um objetivo pode ser:

* Uma situação ou estado de futuro desejado.

* A realização de um produto, físico ou conceitual.

* A realização de um evento.

Sempre que possível os objetivos devem ser quantitativos. Devem ser formuladosem termos numéricos, associados a indicadores específicos de desempenho como quantidade, data, nível de qualidade ou ordem de grandeza dos recursos empregados.

* Tipos de Planos

Os planos podem ser classificados segundo diferentes critérios. Um dos critérios mais relevantes para os administradores é o critério da permanência, que classifica os planos em temporários e permanentes.

Planos temporários: Também chamados de planos de finalidades singulares, extinguem-se quando os objetivos são realizados. De forma geral, os planos temporários contem decisões não programadas.

Exemplos: Cronogramas, calendários, orçamentos e projetos.

Planos permanentes: Os planos permanentes contem as decisões programadas, que devem ser usadas em situações predefinidas.

Exemplos: Políticas, Procedimentos, missão e outros objetivos permanentes.

Níveis de Planejamento

O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com