TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Dissertações: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

resumo

Para entender a importância do planejamento estratégico faz-se necessário um estudo bibliográfico e para isso serão analisados vários conceitos de autores sobre o tema em estudo. As grandes transformações em que o mundo comercial viveu no século X causaram grandes transformações em âmbito geral, isso não foi diferente para os grandes gestores de empresas e organizações, a partir dessa época criou-se uma preocupação maior com o planejamento estratégico. A prática do planejamento estratégico, segundo Kwasnicka (2003) vem desde a época de Fayol, mas somente nos anos 60 é que essa ferramenta começou a chamar a atenção dos administradores, Nos últimos anos a forma de ver o planejamento estratégico mudou, alguns autores relatam esse processo de transformação. “Dos anos 60 até os anos 80 o planejamento enfatizou uma abordagem de cima para baixo para o estabelecimento de objetivos e planejamento” (BATEMAN; SCOTT,1998 p. 125). “Com o passar do tempo e as novas mudanças que ocorreram nas concepções administrativas e também as modificações dos ambientes nos períodos de 80 a 90 forçaram os executivos a olhar para todos os níveis das organizações em busca de idéias e inovações para tornar empresas mais competitivas” (BATEMAN; SCOTT, 1998). Observa-se que dos anos 60 para a atualidade muitas coisas mudaram, o processo de planejamento estratégico ficou focado numa visão sistêmica, onde são avaliados todos os níveis das organizações. De acordo com Tavares (2005), o planejamento estratégico começou a ser utilizado nos Estados Unidos por volta dos anos 60, com o objetivo de criar e implementar estratégias com o propósito de aumentar a competitividade das empresas, criando uma separação entre o pensar e o fazer. Gerando a função do planejamento estratégico. Acredita-se a que real intenção era de evitar erros nos processos administrativos.

“Planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado” (OLIVEIRA, 2007 p. 4). Teixeira (2003) diz que planejamento estratégico é um plano seguido de diversas tomadas de decisões que devem refletir na condição desejada de futuro da empresa com relação ao mercado. Nesse planejamento são fixados: a lucratividade pretendida, o tamanho da organização para o futuro, inovações e as relações internas e externas. O planejamento estratégico é definido na prática por Fischmann e Almeida (1991) como uma técnica administrativa, onde se faz uma análise do ambiente da organização, criando uma consciência das oportunidades e ameaças e das suas fraquezas e forças para o cumprimento de sua missão e visão. “O processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica da organização que alinhe as metas e os recursos da empresa com suas oportunidades e ameaças é considerado planejamento estratégico” (LAS CASAS, 2001, p. 57). Para Lemos et al (2007) a falta da prática de planejamento nas micros, pequenas e médias organizações brasileiras é um problema cultural, onde ainda impera entre os empresários, em face da necessidade latente dessa prática, o velho “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas. Longenecker, Moore e Petty (1997) dizem que as pequenas empresas quase não realizam planejamento estratégico e a quantidade de empresas que fazem planejamento é limitado e assistemático. “O processo de planejamento estratégico afeta a empresa a longo prazo, porque compreende as tomadas de decisões sobre os produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir” (MAXIMIANO, 2000 p. 203). Para Oliveira (2007), através do planejamento estratégico a empresa espera: >Melhor utilizar e conhecer seus pontos fortes,

>Eliminar ou adequar seus pontos fracos

>Usufruir e conhecer as oportunidades externas;

> Possuir um efetivo plano de trabalho. Oliveira (2007) diz que o propósito do planejamento estratégico pode ser definido como o desenvolvimento de técnicas e atitudes de gestão administrativas, as quais levam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em decorrência dos objetivos que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de uma forma mais rápida, coerente, eficiente e eficaz. Kotler (1998) relata que o propósito do planejamento estratégico é uma ferramenta que ajuda a empresa a selecionar e organizar os negócios de maneira que se mantenha saudável, apesar das dificuldades que ocorrem em qualquer um de seus negócios específicos ou linhas de produto. Os meios de sair de um problema organizacional administrativo são vários, mas uma forma de tentar sanar as falhas e as respectivas operações administrativas é bem claro e notório, através de uma boa elaboração e implantação do planejamento estratégico, porém para isso é necessário conhecer os níveis corporativos da organização.Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas também é uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios. Isso ocorre à medida que se formalizam programas e procedimentos que capacitam os profissionais a atuarem de modo consciente e consequente nas eventualidades que se apresentam no cotidiano das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com