TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Trabalho Escolar: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Com o advento da industrialização e o avanço tecnológico tanto na produção quanto em todo setor produtivo, era natural que ocorreria também o desenvolvimento de métodos e metodologias no que tange a gestão, uma vez que visava aumentar ainda mais os lucros e otimizar gastos e tempo na produção.

Neste sentido, no inicio do século 20, Taylor e a escola clássica de administração, trouxe à luz da nova sociedade, a importância do aperfeiçoamento técnico e administrativo nas empresas, visando a diminuição no tempo gasto com a produção, a qualificação da Mao de obra e ferramentas gerenciais que permitissem aumento de lucro.

É com Henry Fayol que as técnicas gerenciais ganham maior visibilidade. Fayol considerava a administração diretamente em si, parte crucial em uma empresa, considerando o gerente, o administrador, como peça chave para o sucesso. Suscitava-se que ao administrador caberia a/o comando e a supremacia hierárquica, bem como o planejamento, a organização e o controle na produção para que fosse possível aumentos reais na margem de lucro.

Nessa situação, o perfil ideal do gerente é justamente aquele em que o administrador se da pelo fato daquele que executa a sua tarefa com previsibilidade e equilíbrio. Com tudo, além do caráter técnico compreendido pelo processo administrativo, é necessário que ele tenha habilidades de liderar pessoas, instruir mecanismos motivacionais, saber se comunicar de forma transparente e tomar decisões adequadas. (CHIEVENATO, 2000, p. 341)

Entre as principais ferramentas do processo administrativo, encontramos:

1. Planejamento: o processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.

2. Organização: o processo de organização compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas.

3. Comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa.

4. Coordenação: o processo de direção significa ativar o comportamento das pessoas por meio de ordens; coordenação significa ajudá-las a tomar decisões por conta própria. A escolha entre um ou outro modelo depende do modelo e da cultura de administração.

5. Controle: o processo de controle compreende as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

Esta ferramentas como processo administrativo, aplicam-se a qualquer tipo de organização ou segmento empresarial e são basilar no que tange a Teoria Geral da Administração.

Em relação ao planejamento, temos como primeiro passo no processo administrativo, momento o qual o empreendedor avalia e estuda de forma direta as oportunidades, as ameaças, as forças e fraquezas que afetam o negócio diretamente. É momento prévio que envolve muita pesquisa, avaliação e comparação de dados e principalmente técnica para então, o desenvolvimento de um plano de negócios.

O empreendedor, avalia as oportunidades externas e como encontra-se o mercado, bem como as possibilidades de créditos, o levantamento do nixo de mercado e a concorrência, o desenvolvimento no processo de produção de forma a ser mais otimizado e com melhores resultados, outrossim, a auto avaliação, as características pessoais que o fortalecem e as que lhe enfraquecem, tais como habilidades, capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com