TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Dissertações: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  5.518 Palavras (23 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

O trabalho a seguir visa sistematizar o processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar) por meio da elaboração de um relatório contendo um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.

Com a conclusão do trabalho a expectativa é de que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base para a aprendizagem, enriquecendo e fortalecendo assim o estudo das demais disciplinas do curso de Administração.

Espera-se ainda, favorecer o desenvolvimento de competências do profissional facilitando assim o processo para tomada de decisões, atuação como consultor, empreendedor, pensador crítico com visão global do papel do Administrador em relação aos impactos no ser humano, na organização e na sociedade.

Visamos nesta pesquisa salientar o que é um planejamento a sua importância dentro de uma organização e como tornar essa ferramenta essencial dentro de uma organização.

Relataremos como o planejamento auxilia na tomada de decisões podendo prevenir e auxiliar o futuro da organização, buscando alcançar metas através de planejamento eficaz.

Apresentaremos o Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e o Operacional seu conceito e suas principais características. Assim como sua importância e sua eficácia para o bom desenvolvimento da organização.

Etapa 1

Passo 1

Planejamento Estratégico

As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para os gestores enfrentarem os desafios. A competência para desenvolver estratégias em gestões de sucesso é hoje um elemento fundamental para as organizações.

Podemos definir o planejamento estratégico como um processo de planejamento formalizado e de longo alcance envolvendo um prazo maior que outros tipos de planejamento, causando um sentido de coerência e força às decisões nas organizações, estabelecendo um quadro de referência para o planejamento mais detalhado e para as decisões administrativas do dia-a-dia.

O planejamento estratégico é uma atividade de nível institucional no sentido de que a direção tem que ter uma participação ativa nele, com acesso às informações necessárias para se levar em consideração todos os aspectos da organização, sendo que este compromisso da direção é necessário a fim de se conseguir o compromisso dos níveis mais baixos.

Os primeiros passos de um Planejamento envolvem a seleção de objetivos de uma organização, logo a seguir devem-se estabelecer os objetivos para as subunidades da organização. Estabelecido os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. Na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador deve levar em conta a viabilidade e se eles poderão ser aceitos na organização.

O planejamento abrange três níveis:

Nível estratégico - envolve toda a organização como um sistema único, compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos, planos e tomadas de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa;

Nível tático - é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização, projetado para médio prazo correspondente a um exercício anual e é utilizado para alcançar os objetivos e atividades mais específicos. Neste nível é importante estabelecer um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Nível operacional - é projetado para curto prazo, envolvendo cada tarefa ou atividade isoladamente, é o processo onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.

Passo 2

Após analisar com o grupo os artigos: “Veja o futuro antes dos outros” - Por Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro” - Paulo Barreto dos Santos e confrontarmos com o texto pesquisando nas bibliografias de Chiavenato e Lacombe entendemos que o administrador do século XXI é o profissional que pensa e utiliza as idéias do futuro, ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Nesse sentido, podemos afirmar que planejamento é uma atividade que todas as organizações e seus administradores devem desempenhar bem para serem eficazes, pois estabelece o alicerce para as subsequentes funções de organizar, liderar e controlar, por isso é considerado função fundamental do administrador.

Considerações Finais

Podemos concluir que o planejamento estratégico é uma ferramenta valiosa de auxilio a alta administração permitindo nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano estabelecido para atingir metas. É necessário que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Os planos permitem que a organização consiga aplicar os recursos necessários para a consecução de seus objetivos. O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer.

A gestão moderna deve incentivar os trabalhadores a terem iniciativas e proporem mudanças e ideias sobre projetos, a tendência é a atuação mais participativa, tornando os funcionários mais evolvidos no processo e mais motivados.

O planejamento estratégico esta relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável e voltado para o futuro, deve ser um processo de consenso é uma forma de aprendizagem organizacional.

É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes. Dessa forma, o maior desafio do administrador está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com