TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Dissertações: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1 passo 1

Planejamento- Segundo Idalberto Chiavenato Planejamento é um processo continuo que consiste em um conjunto de ações internacionais, integradas, coordenadas, e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilita a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens á equipe de projetos tais como:

Permiti controle apropriado; Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente; Melhor coordenação das interfaces do projeto ,Possibilitada resolução antecipada de problemas e conflitos, e Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisões; Prepara-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável (Peter Duck)

Dentro do Planejamento a três deles com suas características especificas

Planejamento estratégico, Planejamento tático, planejamento operacional

PLANEJAMENTO ESTRATÈGICO:

O planejamento nível operacional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado a longo prazo, está voltado para as relações entre empresa como totalidade. Logo é, genérico, direcionado a longo prazo e macroorientado, exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração; a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implantação da estratégicas escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação do resultados alcançados. O balanced scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira; do cliente, dos processos internos e aprendizado e desenvolvimentos das pessoas.

PLANEJAMENTO TÀTICO:

O planejamento no nível operacional da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são : é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamento e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. O planejamento aborda área especifica (como um departamento ou um divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.

Planejamento Operacional:

O planejamento no nível operacional é chamado de planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com