TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

Processos administrativos

1ª etapa

1- PLANEJAMENTO

O planejamento é uma ferramenta gerencial primordial para as organizações contemporâneas, pois, planejar em uma organização consiste no estudo e na escolha de alternativas para se alcançar um objetivo de forma eficiente e eficaz, a partir da situação atual da organização. Portanto, o processo administrativo deve iniciar-se pelo planejamento, delimitando os objetivos e implantando políticas organizacionais para o seu alcance, num processo sucessivo e ininterrupto, com o monitoramento e avaliação dos mesmos.

Segundo Chiavenato (2004) o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. O planejamento envolve varias forma de lidar com a mudança e a incerteza que ela trás consigo. Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor a situação. No outro extremo, os administradores podem ser levados a preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização.

De açodo com Maximiano (2004) planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que procura de alguma forma, influenciar o futuro, ou serão colocados em prática no futuro, são decisões de planejamento.

De acordo com a visão dos autores o planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro. Pode-se conceituar o planejamento como um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado.

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis de planejamento sendo eles, segundo Chiavenato o planejamento estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico é o mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Sendo suas principais características, projetar para o longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, define pela cúpula da organização, é voltada para a eficácia da organização.

Planejamento tático é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características é projetado para o médio prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido no nível intermediário da organização, é voltado para a coordenação e integração.

Planejamento operacional é o que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas características é projetar para o curto prazo, envolver cada tarefa ou atividade isoladamente, é voltada para a eficiência.

Segundo Maximiano (2004, p.153) “dependendo da abrangência e do impacto que têm sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais e operacionais”.

Cada tipo de planejamento busca o alcance de seus objetivos e metas organizacionais, sendo assim interdependentes para o alcance de um objetivo comum. A especificidade dos tipos de planejamento está condicionada ao prazo de execução dos mesmos.

Os artigos proposto aborda o tema visão e empreender, planejamento e controle.

Para Shinyashiki pessoas de visão veem oportunidades onde para outras enxergam problemas, e traça ainda um parâmetro entre empreendedores e administradores, ou seja, apesar das similaridades nas funções conceituadas desde a abordagem clássica pelos atos de planejar, organizar, prever, controlar e comandar, mas existe um diferencial os empreendedores estão sempre focados no futuro enquanto os administradores estão mais focados no presente. A palavra estratégia definiu os empreendedores, já a palavra planejamento e controle os administradores. Já para Santos em suas conclusões finais de seu artigo podemos entender claramente o que para ele e planejar e controlar como sendo uma ferramenta para diminuir os riscos e prejuízos, almejando assim eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.

2ª etapa

ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

O projeto escolhido foi Projeto de preservação ao meio ambiente, o nosso objetivo é mobilizar os acadêmicos, professores e voluntários para recolher mudas de arvores para fazer uma distribuição para plantio nas áreas de carência verde da cidade.

PROJETO DE ARBORIZAÇÃO

Missão

Aumentar áreas verdes da cidade através do plantio e conservação de espécies vegetais nas vias públicas de modo ecologicamente correto.

DIVULGAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com