TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Artigos Científicos: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Um gestor de sucesso precisa ter habilidades para lidar com desafios, traçar estratégias, ter visão para prever imprevistos e saber motivar uma equipe.

Podemos citar também:

Adaptabilidade

Um gestor deve saber atuar-nos mais diversos tipos de empresas saber se adequar de acordo com os meios.

Resiliência

Ter boa atuação, mesmo sob pressão.

Interatividade

Atuar como lidar e não como chefe, ter proximidade com os funcionários, demonstrando e comemorando cada pequeno avanço.

Polivalência

Boa desenvoltura em todos os departamentos, conhecer por completo o ambiente que trabalha.

Ponderação

Avaliar quão benéfico cada impacto para cada mudança.

Uma empresa é uma organização juridicamente fundada com fins lucrativos, onde geralmente encontra-se um gestor, que é quem gere e ajuda na tomada de decisões, na fixação das metas a alcançar, no planejamentos e quem analisa e conhece os problemas a apresentar.

Já o empresário é a pessoa física proprietário de um negocio, sócio, dono ou acionista.

As empresas são consideradas sistemas abertos porque podem sofrer influencias dos meios externos, como concorrência com outras empresas, influência do meio político e também influencias ambiental, como chuvas e mudanças climáticas.

Nos anos 50 a teoria administrativa clássica pouco considerava o ambiente externo das organizações. Não eram consideradas tanto questões de flexibilidade das organizações quanto as mudanças do ambiente. As organizações eram definidas com sistemas bastante fechados, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz.

Atualmente as mudanças do ambiente externo à empresa além de frequentes, ocorrem rapidamente. Por isso elas têm um impacto de longo alcance nas organizações, os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideras como sistemas fechados, mais como sistemas abertos. Neste novo cenário as organizações devem ser permeáveis às mudanças do volátil ambiente externo, ou seja o ambiente externo deve ser mais considerado quando as empresas desenvolvem suas atividades. As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mais sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm seis funções primárias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente.

A empresa vista como um Sistema Aberto

A empresa é o maior exemplo de sistemas abertos, na medida em que sua sobrevivência está diretamente dependente das relações de troca que estabelece com o meio ambiente. Sua energia, seus insumos vêm do ambiente e para ele, ela retorna seus produtos. É altamente influenciada pelos fatores pertencentes ao seu ambiente, assim como pode influenciar significativamente esse ambiente. A visão sistêmica aplicada à organização permite que se enxergue de forma intergrada, comparativa a organização. Ela é composta de vários segmentos, subsistemas, como: humano, físico, tecnológico, econômico ou financeiro. Sob outra ótica, pode-se considerar, como subsistemas das empresas, seus setores, departamentos, etc. Assim a empresa pode ser conceituada como conglomerado de organismos separados, porém, interdependentes, que influenciam e são influenciadas pelo ambiente e estão em constante busca de maior equilíbrio, que é o que mantém a sobrevivência e a eficácia da organização.

Com relação à disciplina O&M – Organização, Sistemas e Métodos, é importante identificar que, com base na visão sistêmica das organizações e considerando que atividades identificam um fluxo interativo entre funções, O&M pode enriquecer seu repertório de técnicas e abordagens, agregando à sua sigla, o S de sistemas. Modifica-se assim a partir da década de 70, tanto a proposta, quanto a abrangência da disciplina O&M para OSM – Organização, Sistemas e Métodos. É possível identificar nessa nova proposta que a ideia é a de um sistema que se desdobra em subsistema de serviço e subsistema de fabricação, ou, como se referem hoje os autores de obras a sub-função qualidade.

Fatores internos (compromissos) -> controláveis pela empresa são elementos que estão dentro do sistema, fazem parte do seu ambiente interno, como seus recursos e as variáveis que compõem a empresa.

Fatores externos (ambiente) -> não controláveis pela empresa são os elemento que estão fora do sistema pertencem ao seu ambiente externo interferem nela mais não podem ser controlados por ela.

A interação os elementos de dentro e de fora, somando à interações entre os elementos de dentro, produz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com