TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Exames: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  5.949 Palavras (24 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 24

Etapa 1

Elaborar, em grupo, um relatório que apresente:

As definições (o que é) e os tipos de Planejamento.

Os tipos de planejamento são planejamentos Tático, Operacional e Estratégico.

Planejamento Estratégico-E um conjunto de tomadas deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afeta toda a empresa por longos períodos, que envolve prazos mais longos e mais abrangente e e discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa .e um processo continuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa, não antecipa decisões a ser tomadas no futuro ,considera as implicações futuras das decisões que deve ser tomadas no presente, procurando especificar como fazer para alcançar tais objetivos onde toda a empresa e envolvida.

Como o planejamento estratégico e genérico e abrangente ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa, cada qual voltado para o seu departamento, além disso, precisa ser desenvolvido no nível Intermediário. Cada qual voltado pro seu departamento, além disso, cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa detalhando cada tarefa ou atividade a ser executada.

Planejamento Tático-E o que se refere ao nível intermediário das organizações e a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos deve ser alcançados, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O planejamento parte do seguinte reconhecimento, desde que ações presentes reflitam necessariamente antecipações implícitas, e presunções sobre o futuro que deve ser feita de forma explicita. Como tal ele e elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividade de seus órgãos tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que o planejamento tático tenha sucesso.

Planejamento operacional – cuida da rotina pra assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela empresa, a fim de alcançar seus objetivos; Que tem o principal foco na otimização e maximização de resultados esta voltado para resultados satisfatórios. E também pode ser visualizada como um sistema começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento táticos ,desenvolvendo planos e estratégia detalhadas e proporciona formação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para maximizar e otimizar os resultados é composto de infinidade de planos que proliferam nas diversas aéreas da empresa como produção ou operações ,finanças ,mercadologia, recursos humanos entre outras.

b) Fazer uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis na biblioteca de sua unidade.

De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)

Tático

O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)

O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Operacional

Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)

Enquanto Chavienato considera os tipos de planejamentos como questão a ser pensada e que vai interferir na empresa a longo período, Bateman já e mais pratico. Não coloca tanto detalhes e não descreve os impactos negativos ou positivos nas tomadas de decisões das organizações.

Passo 2

1. Analisar criteriosamente os artigos:

a) Veja o futuro antes dos outros do Prof. Roberto Shinyashiki disponível no site

“Planejamento Estratégico”.

b) O desafio do administrador do futuro do Prof. Paulo Barreto dos Santos.

2. Discutir com seu grupo sobre os resultados do estudo dos passos 1 e 2 e fazer nas Considerações Finais um confronto entre a mensagem dos Professores Shinyashiki e Santos e o conteúdo pesquisado sobre Planejamento.

E a visão e simplesmente ver onde não há possibilidades, ter um espirito empreendedor e conseguir ver além, onde não há possibilidades já que o Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende:

• Eficácia - Fazer o que é certo,

• Eficiência – fazer mais com menos,

• Pró-atividade - antecipar-se aos problemas.

• Previsão - ter noção das demandas e riscos.

• Efetividade - fazer o que tem que ser feito.

No planejamento, deve-se ter em conta a:

• Viabilidade Econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.

• Viabilidade Técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos, e de pessoal especializado etc.

• Viabilidade Política e Institucional: considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.

"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com