TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo - Plano Estratégico

Artigos Científicos: Processo Administrativo - Plano Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

. AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançar da melhor maneira possível.Trata se de um modelo teórico para a ação futura

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.

Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.

O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.

O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento.

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.

Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo.

O planejamento estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com