TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativos

Artigo: Processo Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  6.626 Palavras (27 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 27

ATPS – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO

Etapa 1 ........................................................................................................................3

Etapa 2 ........................................................................................................................4

Etapa 3 ........................................................................................................................6

Referências Bibliográficas .........................................................................................23

INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos o desafio de compreender e saber diferenciar os vários tipos de planejamento. Porque é tão necessário que uma empresa tenha planejamento, como e quando ele surgiu, a sua finalidade dentro de uma empresa.

A mudança que houve conforme o mundo mudava, a importância dentro da Administração, seus desenvolvedores.

PLANEJAMENTO

Planejar é definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ações necessárias.

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.

O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo..

O Planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.

OS TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.

A gestão estratégica é um deles trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Analisando os artigos indicados podemos concluir que o Professor Paulo Barreto dos Santos relata o mundo globalizado e de como o futuro seria de um todo da era da informatização e principalmente do conhecimento.

No mundo de hoje é necessário que os administradores se renovem, aprendam mais, que gestores do passado que se adaptam as novas mudanças podem levar suas empresas a ruína.

Já o Professor Roberto Shinyashiki, nos passa o aspecto da visão, o olhar e ver o que ninguém consegue, olhar além do que realmente está vendo, enxergar em cada oportunidade uma melhoria para as pessoas, o que realmente torna uma pessoa comum em um empreendedor.

Etapa 2

DESENVOLVIMENTO

Objetivo:

Arrecadações de Roupas e alimentos não perecíveis para asilo.

Decisões do Projeto:

Fazer um levantamento de quantos asilos tem na cidade, a situação financeira de cada um e averiguar qual tem mais carência, para conseqüentemente fazer um balanço de quanto será doado a cada instituição.

Verificar também junto à direção dos mesmos se já recebe fim de outras entidades ou da comunidade, e também se tem alguma restrição ou regra para esse tipo de projeto.

Decidir junto ao grupo a tarefa encarregada a cada um.

Estudar com o grupo que evento promover, e qual melhor data, hora e local para a realização do mesmo.

Organização:

Organizar é compor todos os meios para que a ação seja viável e possa ser realizada com sucesso. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo, para que o planejamento torne-se uma ação. Para isso é preciso aglutinar e reunir e também disponibilizar todos os recurso e competências para que o planejado tenha todas as condições de ser executado e transformado em resultado concreto. Na busca por eficácia e eficiência numa organização, o desenho organizacional e o desenho departamental são complementares. O funcionamento e a estrutura do desenho organizacional exigem que a aplicação e a distribuição de recursos e tarefas sejam feito de modo profissional e estratégico, haja vista que a divisão e a dimensão macro do trabalho são contempladas por esse tipo de desenho. Já o desenho departamental se refere aos níveis hierárquicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com