TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Da Economia Local

Trabalho Universitário: Processo Da Economia Local. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Uma série de mudanças no âmbito mundial, ocorridas no final do século XX e início do XXI, resultaram numa reestruturação da economia e da própria relação social. A implantação de inovações técnicas constitui um dos principais fatores responsáveis pelo novo modelo econômico, uma vez que incentivou às fabricas a substituírem o trabalho braçal pelas máquinas, proporcionando assim um aumento significativo na escala de produção. Contudo, esta substituição contribuiu para o grande aumento na taxa de desemprego do mundo.

A reestruturação capitalista está relacionada às mudanças na forma de acumulação de capital e às transformações que passam a ocorrer nos campos políticos, econômicos, sociais e culturais. O capitalismo se globalizou, acentuando o processo de proletarização e alterando radicalmente a divisão internacional do trabalho. Assim sendo, a globalização do capital transnacionalizou-se causando a crise dos Estados Nacionais, pois nesta nova estrutura política-econômica em que grandes empresas de nível mundial se interagem, o poder não mais cabe necessariamente a um determinado e restrito governo.

Nas ultimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, o desenvolvimento econômico local também pode ser visto como um conjunto de ações e estratégias que visa o aumento da economia local. Essas ações e estratégias ocorrem no espaço onde é constituído por uma historia local, por um padrão de organização do território, e por um dado grau de desigualdades sociais. Com a implementação de diversas políticas, como a de economia solidária, a produção dos sistemas locais de inovação e do desenvolvimento local integrado e sustentável assumem variadas dimensões e significados diferentes. No Brasil, nos últimos anos, sobretudo com avanços, obstáculos e desafios se redefinem de um tempo para outro. Desde a segunda metade dos anos 90 desenha-se um ambiente que envolve a constituição de espaços ampliados de articulação, debate e formulação em torno do exercício de estratégias de apoio ao desenvolvimento local com alcance nacional, regional e municipal.

2 DESENVOLVIMENTO

Alguns municípios vêm executando importantes mobilizações locais, através da interação intermunicipal baseado em encontros, seminários, congressos e feiras que buscam conjuntamente superar problemas socioeconômicos. Exemplo disso é o que acontece no município de Macaúbas, com aproximadamente 48 mil habitantes e localizada na chapada diamantina meridional, que vem adotando esses aspectos para a melhoria da ecomomica local. Segundo o secretario de agricutura municipal Aloisio Miguel Rebonato a prefeitura de Macaúbas, juntamente com outras prefeituras da regiao, desenvolve um trabalho mediante a ação de agentes públicos com o objetivo de organizar caravanas de produtores. Esta ação permite democratizar o acesso à tecnologia e promover uma maior integração dos municípios da região oeste da Bahia. Neste sentido considera-se esta ação onde os municípios próximos têm oportunidades de se reunirem para demonstrar suas inovações e produções agrícolas, abrindo desta forma, caminhos para investimentos produtivos local e regional.

Neste município, assim como em vários outros, existem barreiras para a implementação do plano de desenvolvimento. Estas estão voltadas, sobretudo, à má administração municipal, desinteresse da parte da comunidade e do setor de negócios, entre outros. A base da economia macaubense gira em torno da agricultura, destacando também a apicultura e a mineração. Sendo assim, a implantação do plano de desenvolvimento econômico desta região resulta na geração de empregos, aumento da produtividade, melhora da qualidade de vida da população, além de aumentar a renda municipal, podendo ser aplicada em áreas como saúde, educação e entretenimento.

Através da leitura do texto “Gestão de desenvolvimento econômico local: algumas considerações”, da professora Claudete de Castro Silva Vitte, percebe-se uma oposição de opiniões acerca do tema em questão. Enquanto Antonio Barquero (1993) sugere o modelo Pentágono para a avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com