TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO: ECONOMIA LOCAL E POPULARIDADE

Projeto de pesquisa: PRODUÇÃO: ECONOMIA LOCAL E POPULARIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA –CUIABÁ MT

CURSO : ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA : ECONOMIA

COORDENAÇÃO DO CURSO

Professora Msc. Grasiele Aparecida Lourenço

APTS : Economia

Acadêmicas: Denilza Márcia de Souza – RA 434988

Hevelen Tavares Cavalheiro – RA 439386

Irani Gomes dos Santos – RA 8132716891

Kelly Moreira de Souza – RA 440176

CUIABÁ 2013

SUMÁRIO

RESUMO-------------------------------------------------------------------------------02

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------03

A REGIONALIDADE E O DESENVOLVIMENTO E ARRANJO

PRODUTIVO: ECONOMIA LOCAL E POPULARIDADE

DE JUINA- MT

RESUMO

Este trabalho irar analisar como regionalidade e formação do desenvolvimento do arranjo produtivo da cidade de Juina ( MT) .Representado pela Empresa Fazenda Lua Nova. que tem como objetivo apresentar individualmente ,informações referente ão PIB local, PIB PER CAPITA números de habitantes, particular da economia local, entre outras informações relevantes. Esta análise dos dados ira nos possibilitar um fatores influente sobre informações, dados e gráficos no Território Municipal de Juina, desde da fundação , ate população, dando inicio a um Município rico em ouro e pecuária bovina.

Palavra Chave: Regionalidade , produtividade e PIB local, e PIB per capita, de Juina

1.Introdução

Juina localiza-se no contato da frente pioneira de expansão colonizadora com as terras dos povos indígenas. Estando, por tais motivos, em meio a conflitos históricos e suas novas expressões. As três principais características desta região são: conflitos violentos entre os novos colonizadores e as comunidades indígenas e ribeirinhas lá residentes, profunda degradação ambiental motivada pela urbanização agroindustrial e a repetida falta da presenças da relações Democráticas.

Possui uma extensão territorial é de 26.190 km² dos quais 60% pertencem reserva indígena, e a área remanescente foram cortadas em lotes e vendidos à população vinda das diferentes partes do País, principalmente dos estados do Sul do [Brasil]. Os lotes foram distribuídos de acordo com a fertilidade das terras, sendo que os lotes mais próximos ao núcleo foram distribuídos aos pequenos agricultores e os lotes maiores e terras menos produtivas para desenvolvimento da pecuária industrial. Este estudo irar nos orientar desde o surgimento ate legalização do município.

Este este trabalho justificara abordagem desde da fundação quanto a produtividade local, nos mostrará classificação climáticas , geográfica . popularidade, aspecto físicos, e territoriais etc..

2. Surgimento , e Informações Gerais do Município

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, Juína pertence a uma região que foi imemoravelmente habitada por povos das nações cinta larga. O território do município de Juína abriga duas enormes áreas indígenas e ainda a Estação Ecológica Iquê-Juruena. O Início da povoação aconteceu através da construção da rodovia AR-1, que liga a cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia à de Aripuanã, que na década de setenta era de dificílimo acesso, sendo conhecida por “Terra Esquecida”. Coube a CODEMAT.

Consta ainda que o engenheiro Gabriel Müller, um entusiasta de Juína, foi um dos autores intelectuais do projeto, através de lei aprovada pelo Congresso Nacional por indicação e influência do então senador Filinto Müller, dando poderes ao Estado de Mato Grosso para a licitação da imensa área destinada ao futuro município de Juína.

A seguir, dois milhões de hectares foram vendidos, principalmente para ruralistas do sul do país. À prefeitura do município de Aripuanã, para fins agrícolas foram cedidos 117 mil há. às margens do rio Juruena, tendo como referência a antiga vila de Fontanilhas e mais 65 mil há. às margens do rio Aripuanã. A colonização de Juína começou a partir de 1978, quando inúmeras famílias, especialmente do centro-sul do país, migraram para esta região. Em l976, os trabalhadores de construção da AR-l, estavam a todo vapor, salvo os problemas naturais de períodos de chuvas. Em 23 de janeiro deste mesmo ano, ocorreu uma reunião no distrito de Fontanilhas, às margens do Juruena, tendo como palco o hotel Fontanilhas, que foi construído a mando do governador José Fragelli. Desta reunião participaram diretores da Sudeco e Codemat. Deste encontro surgiu a idéia. O projeto elaborado em 1977 teve sua aprovação pelo INCRA através da portaria nº 904, de 19 de setembro de 1878. O engenheiro Hilton Campos, detentor de grandes méritos da criação e colonização de Juína, não mediu esforços para levar os primeiros sinais de progresso à “Rainha da Floresta”, termo pelo qual é conhecida a cidade. O projeto original previa a divisão da cidade em módulos. Cada módulo tinha 35 hectares, incluindo ruas e projetos urbanísticos. Os lotes mediam 12x40 m. e depois passaram a 15x40 m. O projeto que resultou no surgimento de Juína foi considerado o maior êxito de Colonização na Codemat. Em virtude do crescimento acelerado e acentuado, em 10 de junho de 1979, foi criado o distrito de Juína. Juína passou a município em 09 de maio de 1982, com área de quase 30 mil quilômetros quadrados, desmembrado do município de Aripuanã. A instalação foi no dia 3l de Janeiro, sendo primeiro prefeito eleito o professor Orlando Pereira. O setor agropecuário sofreu um duro golpe, pois a falta de operacionalidade da CooperJuína – Cooperativa Agropecuária Mista de Juína, que foi fundada em 1980 e no ano de 1988, contava com 2.335

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com