TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia processo de industrialização

Tese: Economia processo de industrialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Tese  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 2

1 – Leia o trecho a seguir do artigo publicado em 18 de março de 2008 pelo economista Carlos Lessa no jornal Folha de São Paulo, intitulado Brasil, nação evanescente? E comente por que o autor considera a desnacionalização um risco para a economia brasileira.

2 – Em que momento e região do Brasil iniciou-se o processo de industrialização? Em sua resposta, procure informações sobre o período em que se instalou a indústria na região em que você vive atualmente.

A industrialização começou pela região sudeste, com ênfase no Rio de Janeiro e São Paulo. Isso aconteceu de forma lenta após a década de 50 nos governos de Getúlio Vargas e Jucelino Kubistchek. Até então o Brasil era um país essencialmente agrícola com o cultivo principal de cana de açúcar primeiramente e depois de café. O fato da industrialização ter começado pela região sudeste foi uma decisão política. Queria-se investir em infraestrutura no sudeste e o que vemos hoje em termos de diferença de desenvolvimento das regiões teve início nessa época. Na região Sudeste o processo de industrialização se iniciou após o declínio do café devido a crise de 29 não oferecendo grandes lucros. Nessa época as fazendas foram vendidas dando lugar a industrias inicialmente do setor têxtil, alimentação e bens de consumo. O aumento das industrias nessa região também deveu-se ao investimento nos transportes e ao grande número de imigrantes. Atualmente as industrias estão se concentrando no interior de São Paulo devido a terem impostos mais baixos e melhores acessos a outras regiões do Brasil, deixando a região metropolitana de São Paulo os escritórios.

3 – Um dos elementos centrais d debate econômico no Brasil republicano é a contraposição entre proteção tarifária e abertura comercial. Identifique, a partir da leitura que você fez no texto e em informações complementares, os grandes ciclos de política econômica liberal e protecionista no Brasil desde 1950.

4 – Por que Bresser–Pereira (2007) afirma que estamos vivendo um período de desindustrialização? Explique sua resposta.

Com a prolongada valorização do real e a perda de competitividade da indústria como fatores preocupantes. De acordo com Ricardo Galuppo, é preciso uma urgente necessidade de desenvolvimento industrial que consiga motivar a manufatura nacional sem colocar em risco a abertura do mercado para a importação. Segundo ele, a questão não é unicamente cambial: “a taxa de emprego continua sendo um pilar importante de ativação do mercado interno”. Esse processo de desindustrialização está acontecendo em vários lugares do mundo porém com uma diferença principal do que está ocorrendo no Brasil: fora daqui existe uma reorganização industrial porém com crescimento econômico ou seja a mão-de-obra que antes era industrial agora parte para outros setores com maior conteúdo tecnológico e mercadológico. Já no Brasil essa mesma mão-de-obra está se transferindo para a agricultura e serviços de menor contribuição per-capita. Alguns estudiosos acreditam que esse fenômeno seja natural porém assim como Bresser, outros acham que ela é uma “desindustrialização precoce” fruto da macroeconomia adotada nos últimos 20 anos.

5 – Boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com