TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de gestão e planejamento

Tese: Processo de gestão e planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

1. Administração e o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

China – Livro A arte da Guerra de Sun Tzu: Fala a respeito de estratégia militar, recomendando evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo. Nele encontramos um verdadeiro manual de princípios fundamentais sobre planejamento, comando e doutrina.

Confúcio e Mêncio – descreve a importância das pessoas baseada em méritos por conhecimento. Acreditavam na natureza humana, onde pessoas ocupavam seus postos provando seu conhecimento por meio de provas, definindo assim uma burocracia estatal.

Grécia – Diversas contribuições importantes para a civilização, tais como:

Democracia e ética – Administração participativa direta e felicidade dos cidadãos como responsabilidade fundamental.

Método – Busca do conhecimento por meio de investigação sistemática e da reflexão abstrata.

Qualidade – Qualidade como sinônimo de melhor e nível mais alto de desempenho são conceitos que continuam atuais depois de séculos.

Estratégia – Encadeamento e planejamento lógico de meios para a realização de fins.

Roma – Princípios e técnicas administrativas mantiveram o império por um longo tempo, porém a má administração também levou ao fim do mesmo, mesmo com seu longo período de glória. Junto com o crescimento de Roma, surgiram contribuições importantes como empresas privadas e sua valorização, estradas e redes de comunicação, diversos tipos de executivos, administração de projetos e financeira, e exercito profissional com organização do trabalho.

Renascimento – Período de surgimento e consolidação do Estado moderno, movido por valores humanistas, que deram inicio a contribuições como: Valorização do ser humano, separação entre os papéis do empreendedor e empregado, contabilidade moderna, acumulação de capital, administração como área de conhecimento, hierarquia enxuta e publicação do O príncipe, como primeiro manual para executivos.

2. Escola Clássica – Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Escola Neoclássica – Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para competitividade.

Escola Comportamental – Diferenças individuais, como cada ser reage a algo, o que motiva cada pessoa, ética, liderança e responsabilidades.

Enfoque sistêmico – Ampliação do campo de visão, enxergando totalidades. Ferramenta para entender e manejar a complexidade, porém é necessário envolver limite nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com