TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de trabalho

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Através desse contexto de afirmação e expansão dos institutos de seguro social. Vamos adquiri conhecimentos e uma farta documentação normativa formada por artigos, resoluções, portarias, ordem e serviço que demarca a institucionalização da Previdência Social.

PREVIDÊNCIA SOCIAL: CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL.

Na década de 1940, o Assistente Social inicio seu exercício no campo previdenciário, em um contexto de expansão dos intituto do seguro social, que duraram mais de seis décadas, conservado e crítico, tendo postura de engajamento institucional, defesa e afirmação desse espaço sócio-ocupacional, apartir da década de 1990 o serviço adquiriu capacidade teórica-crítica de intervenção, demonstrada no projeto ético-político.

A fase 1979-94 foi marcada no cenário político nacional, onde o brasil vivia um período de exceção, ditadura civil militar, passou por um processo tenso de redemocratizaçãp, onde foi implementada a nossa Constituição Federal de 1988, a eleição de 1989 que foi polarizada entre o sindicalista Luiz Inácio Lula Silva, que defendia uma democracia popular, e o conservador Fernando Collor de Melo que foi eleito por uma margem de votos , e a eleição presidencial de 1944 que elegeu Fernando Herinque Cardoso que conduziu a dura reforma neoliberal no Estado brasileiro.

Em 1944, a tarefa primordial era humanizar a relação sujeito-intituição, até 1944 destacam-se três importantes documentos da ação profissional do assistente social na Previdência : os Planos Básicos de Ação do Serviço Social – PBA, 1972 e 1978 e a Matriz Téorico-Metodologica do Serviço Social na Previdência Social, de 1944, realidade Sócio- ocupacional do Serviço Social na Previdência, 1979-94.

Dessa forma, a partir da unificação dos IAPs, a intervenção do Serviço Social passa a orientar-se pelo Plano Básico de Ação (PBA), em 1972, que voltava-se para o desenvolvimento de programas de assistência social ao setores mais carentes da população de baixa renda. Estes programas eram compensatórios e direcionados a criação de condições para a implementação do programa desenvolvimentista do governo brasileiro.

Tinha como propósito contribuir para “maior rentabilidade para Instituição e para mudança da mentalidade reivindicatória (imediatista) e a condicionar hábitos de educação para saúde ou de formação de atitudes para o trabalho ”. Nota-se, portanto, que o plano faz referências quanto ao funcionamento social e à concessão de ajuda aos usuários da Previdência Social.

Com a criação do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social-SINPAS, em 1977, extinguem-se os Centros de Serviço Social, o que significou perda de espaço e uma possível exclusão da profissão na Previdência. Instaura-se, portanto, um período de lutas para manutenção do espaço do Serviço Social no âmbito da prestação de benefícios. É importante ressaltar ainda, que este sistema foi criado num cenário socioeconômico cada vez mais complexo diante ao aumento da pobreza e miséria da população resultado do fracasso do “milagre econômico” que aumentou de um lado a concentração de renda, e de outro o desemprego e a queda de renda dos trabalhadores.

Em 1978 é apresentado o segundo Plano Básico de Ação (PBA) do Serviço Social, sendo fundamentado numa perspectiva teórico-metodológica funcionalista e na abordagem psicossocial dos beneficiários da Previdência.

Desde a década de 60, o Serviço Social brasileiro vivia um momento de grandes redefinições, num contexto de expansão do capitalismo mundial. Assim, a profissão assume as inquietudes e insatisfação desse momento histórico e direciona seus questionamentos ao Serviço Social tradicional e a sua matriz teórica-metodológica, operativa e política, por meio de um amplo movimento, conhecido como Movimento de Reconceituação. Logo, toda essa movimentação alcança os Assistentes Sociais da Previdência, que, em âmbito institucional, tem novas competências definidas a partir do artigo 88 da Lei n. 8.213 de 24/07/1991. Esta lei, dispõe das competências do Serviço Social, atribuindo-lhe esclarecer junto aos beneficiários seus direitos sociais e estabelecer com eles o processo de resolução de problemas que emergem na relação com a Previdência Social tanto no âmbito institucional como na dinâmica da sociedade.

Dessa forma, o fazer profissional do Assistente Social no âmbito do INSS, é permeado pelo desafio constante de redefinir-se e reconstruir seus referenciais, colocando-se sempre na direção dos interesses de seus usuários. Tem, portanto, sua intervenção voltada para a defesa dos direitos sociais dos usuários e a melhoria das condições de vida dessa população, através de seus serviços e recursos, bem como pelo exercício de uma ação socioeducativa e emancipatória, defendendo e efetivando seus direitos (YAZBEK, 2008).

Contudo, a partir da década de 90, com a implantação do modelo neoliberal no país, muitas transformações aconteceram: agravamento das desigualdades sociais, flexibilização e precarização das relações de trabalho, retração do Estado em suas responsabilidades e ações no campo social, encolhimento dos espaços públicos e alargamento dos espaços privados, entre outros, que acabaram por incidir diretamente na prática profissional dos Assistentes Sociais, que passaram, portanto, a ter que lutar ainda mais para preservação e reconstrução do significado social da profissão no âmbito do INSS. Todavia, em 1994, dispõem de uma nova perspectiva teórico-metodológica da profissão que foi a implantação da Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social (CARTAXO e CABRAL, 2008).

Tal matriz foi fundamentada pelos princípios democráticos, visando a recuperação e o resgate do exercício da cidadania e do direito. Refletiu, portanto, na reconstrução do fazer profissional do Serviço Social de forma que os profissionais deixassem de ser meros interlocutores, passando a se posicionar no interior da Instituição. (Ministério da Previdência Social, 1995).

Assim, a Matriz Teórico-Metodológica proporcionou um redimensionamento da atuação do Serviço Social na Previdência, bem como buscou contribuir para efetivação de direitos sociais da população usuária da política de previdência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com