TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adiministrativos

Dissertações: Processos Adiministrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  3.395 Palavras (14 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 14

Aula-tema: Processo administrativo: A administração da Ação empresarial.

Esta atividade é importante para se entenda que no ambiente de tarefas a empresa se defronta com as incertezas a respeito do ambiente que a circunda.

Relatório Final – Planejamento Estratégico

Introdução

Dentro do processo administrativo, o planejamento é definido como o primeiro processo, pois antes que os outros processos sejam executados, é necessário antes o caminho a que deve à estratégia ser guiada, por meio da determinação dos objetivos e os meios necessários para alcançá-los. Esse é o processo desenvolvido com o objetivo de determinar como a organização deve alcançar um objetivo ou meta almejada. Porquanto, existem diversos níveis de planejamento em uma organização.

A ação empresarial parte inicialmente e baseando todo o resto do que poderá ser planejado pelo planejamento estratégico, pois este abrange todo o sistema da organização, sendo ela estruturada sempre em longo prazo em conta de suas consequências.

Esse planejamento é decidido no nível hierárquico da empresa, o mais elevado que há numa organização, o nível institucional.

Para que esse planejamento estratégico seja levado adiante dentro da empresa, ele precisa ser implementado nos demais níveis organizacionais, os níveis mais baixos, onde os trabalhos e a as tarefas serão executados. Mas para isso, entre o nível institucional e o operacional, onde existe um enorme contraste de linguagem e postura, é necessário que haja um interlocutor que faça com que o planejamento seja interpretado e comunicado de maneira concreta, este para ser operado da maneira correta e esperada do planejamento. Pois no nível estratégico do planejamento se opera na incerteza, pois sua base são as variáveis e fatores ambientais, enquanto que no operacional se deve basear na certeza, em bases concretas.

Para isso existe o planejamento tático, o planejamento do nível departamental ou intermediário da organização. Nele, o gestor precisa desdobrar o planejamento estratégico em táticas para que as decisões ali contidas sejam traduzidas em planos capazes de serem entendidos e detalhados, estes os planos operacionais, os planos de execução, o “que fazer” e “como fazer”, este último sendo mais visto numa ótica de sistema fechado.

Neste planejamento operacional, os administradores têm como ter uma visão de como as coisas estão acontecendo, assim podendo determinar quais outras ações futuras poderão ser implantadas nesse mesmo nível operacional para que nele seja traçada uma melhor condução ao alcance dos objetivos da organização.

Em base neste assunto, o presente relatório ira buscar a caracterização do planejamento estratégico, em face das relações entre a empresa e seu ambiente, empresa essa que será objeto de estudo e tem como características sua especialização em telefonia para o mercado corporativo e que foi criada tendo como diferencial a qualidade no atendimento, no suporte ao usuário e pontualidade na entrega dos pedidos.

Assim, será aqui descrito cada etapa desse planejamento, ilustrando o caso da empresa em questão, como por exemplo, de como será elaborado análises ambientais e análises organizacionais, como se formula alternativas estratégicas etc.

Desenvolvimento

Os gestores responsáveis pela elaboração do planejamento estratégico, os dirigentes, compostos no nível institucional, estão voltados para os objetivos da organização, onde nas etapas desse planejamento, a empresa precisa se defrontar com o mercado, e com isso, tendo que lidar com incertezas que são geradas pelas variáveis externas que são incontroláveis e imprevisíveis, tanto do ambiente de tarefas quanto do ambiente geral que circunda a empresa.

É nesses ambientes que são encontras ameaças ou oportunidades em que serão ou podem ser desenvolvidas estratégias para enfrentar esses tais elementos ambientais.

Nisso, os dirigentes precisam colocar seus planos em projeções de longo prazo, pois tudo o que será decidido será abordado pela empresa num aspecto global, onde todos os seus recursos, capacidades e potencialidades serão atingidos por decisões que são mais baseadas em julgamento do que em dados específicos. Pois num ambiente externo, onde ocorrem as mais imprevisíveis, complexas e dinâmicas mutações de vários fatores, onde a empresa pode vir a esbarrar, o dirigente não é capaz como não tem também tempo suficiente de captar todas as informações e dados que podem ser úteis como por vezes indispensáveis ao planejamento.

Apresentam-se como características fundamentais no planejamento estratégico:

Sua projeção em longo prazo: normalmente este plano se projeta em um tempo de 2 a 5 anos, sendo em alguns casos esse tempo se estendendo a 10, 15 ou 20 anos por conta dos altos investimentos de longo prazo;

Está voltado para a empresa e seu ambiente de tarefa: sendo assim, esse planejamento está sujeito a incertezas e imprevisibilidades do ambiente no qual ele se projetará, existindo certo grau de subjetividade nele por conta de que o gestor se baseia em julgamentos e discernimentos;

Envolve a empresa como um todo: esse planejamento abarca todos os recursos da organização, mas não de qualquer forma, e sim de forma em que se possa obter um efeito sinergístico para todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa e que façam com que os planos táticos o operacionais possam se desdobrar do planejamento estratégico.

E diferindo a estratégia empresarial do planejamento estratégico, enquanto aquela está voltada para o que fazer para que a empresa alcance seus objetivos, este procura especificar em como fazer para alcançar tais objetivos, antes da ação empresarial.

Para elaborar o planejamento estratégico, os administradores precisam seguir sete etapas:

1. Determinar os objetivos: aqui a pergunta a ser feita especificamente é aonde queremos chegar?

2. Analise ambiental externa: aqui devem aparecer as oportunidades e ameaças, estas que estão no ambiente externo à empresa.

3. Analise organizacional interna: se define nesta etapa o que há de forças e potencialidades que há dentro da empresa como também quais são as fragilidades que nela contém.

4. Formulação de alternativas: o que fazer? Aqui a missão e a visão da empresa balizam todo o processo da formulação de estratégia.

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com