TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adiministrativos

Ensaios: Processos Adiministrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

A Importância dos Processos Administrativos faz uma abordagem simplificada da importância do planejamento empresarial

Os processos administrativos variam muito, pois exigem uma grande organização da equipe, muito controle das partes envolvidas para saber como é feito para não se perder diante de problema em ocasiões que possa acontecer é composto por um conjunto de medidas que devem andar lado a lado para ter resultados positivos isso quem terá de desenvolver é uma direção comprometida com os objetivos da empresa. E esses processos são fundamentais na empresa.

Gestão Estratégica

Gestão estratégica é o mesmo que ter domínio sob sua gestão e saber administrar, cada fato que acontece deve-se ter cautela em cada situação, saber executar cada tarefa que lhe for designada é ter uma estratégia para cada ato que tiver em suas mãos para se tomar uma decisão uma vez que muitas dessas são dadas aos gestores.

Planejamento Estratégico de uma instituição educacional com o objetivo de atender melhor os alunos

Planejamento é a base de todas as instituições, precisamos planejar tudo diante de quaisquer circunstâncias e através disso definir os pontos positivos e os negativos que devemos nos equilibrar. O planejamento estratégico é revisado periodicamente e se inicia com a definição das orientações estratégicas, o que envolve um esforço coletivo de reflexão por parte dos executivos da Instituição isso ajuda a chegar ao resultado esperado com maior facilidade e qualificação, isso faz com que perceba o que podemos resolver nas decisões presentes para que não haja implicações futuras.

A instituição deve ter um conhecimento, para a priorização da utilização dos recursos disponíveis e, além disso, promover aprimoramentos nas práticas de gestão e induzir as necessárias mudanças na cultura organizacionais saber um pouco mais a respeito sobre a visão, missão e os valores da empresa... Para que servem? O que são? Quando devemos utilizá-los? Pois assim visualizamos o ambiente externo e interno que afetam ou podem afetar futuramente, é a forma mais fácil de chegar aos objetivos propostos e alcance das metas.

2º ETAPA:

Administração

A '''administração''', também chamada gerenciamento/gestão''' de empresas''', supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. ''Empresa'', aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Desenvolvimento do conceito

Como ciência é um ramo das Ciências sociais/Ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos.

Funções administrativas

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, Controle (administração)|controlar, coordenar e comando/comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).

Atualmente, as principais funções administrativas são:

* Fixar objetivos (planejar);

* Analisar: conhecer os problemas;

* Solucionar problemas;

* Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);

* Comunicação/Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

* Negociação/Negociar;

* Tomar as decisões (rápidas e precisas);

* Mensurar e avaliar (controlar).

'''O papel do administrador'''

As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

'''Planejar''': "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos”, ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."

Teorias da administração

As teorias da administração podem ser divididas em várias Correntes ou abordagens. Chiavenato, Idalberto. '''Introdução à Teoria Geral da Administração'''. 4. Ed. São Paulo: Makron, 1993. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração.

A '''teoria geral da administração''' começou com a ''ênfase nas tarefas'', com a '''administração científica''' de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ''ênfase na estrutura'' com a '''teoria clássica''' de Fayol e com a '''teoria burocrática''' de Max Weber, seguindo-se mais tarde a '''teoria estruturalista'''. A reação humanística surgiu com a ''ênfase nas pessoas'', por meio da '''teoria comportamental''' e pela '''teoria do desenvolvimento organizacional'''. A ''ênfase no ambiente'' surgiu com a '''Teoria dos Sistemas''', sendo completada pela '''teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com