TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adm

Dissertações: Processos Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

8.251,89

DESAFIO

Você foi contratado para atuar como consultor em uma empresa do ramo de Alimentação, especificamente, uma Cafeteria, que se localiza no centro da sua cidade. A empresa hoje passa por dificuldades, com queda de vendas, caixa negativo, falta de capital de giro, insatisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos oferecidos e desmotivação de funcionários, que pediram a conta e só não saíram porque a empresa não tem como pagar a rescisão. Sendo assim, os funcionários continuam trabalhando, mas recebendo salários mês sim, mês não. O proprietário é o responsável por negociar com fornecedores e fazer o pagamento de contas, não se envolvendo diretamente no atendimento aos clientes. Não atende mesa e não sabe o que sai da sua cozinha para a mesa dos clientes. Fica no escritório, nos fundos, o tempo todo. Hoje, a cafeteria conta apenas com 2 atendentes e 1 pessoa que prepara os pedidos. Seu espaço comporta até 40 pessoas sentadas entre mesas e balcão, mas o espaço permanece quase sempre vazio. O cardápio não é atualizado há mais de 1 ano e não tem disponível para consumo mais da metade de seu conteúdo. Elaborar um Planejamento Estratégico para Cafeteria, orientado à definição do negócio da empresa: missão, visão e valores, através de propostas de ações estratégicas para recolocar a empresa de maneira competitiva no mercado, usando das quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

OBJETIVO DO DESAFIO

O objetivo deste desafio está em identificar as causas do problema, gerar um

sentimento de mudança e principalmente envolver as pessoas e processos em uma mudança para que o resultado de tal investimento e expectativa seja renovação, melhoria e crescimento.

Para o aluno, preparar-se para este desafio está diretamente relacionado ao mercado de trabalho em inúmeros problemas que incontáveis empresas enfrentam nos processos e na falta de gestão de pessoas resultando em operações desastrosas ao crescimento da empresa.

ETAPA 1

Aula-tema: O processo Administrativo. Processo Administrativo: Planejamento da

ação empresarial.

Esta atividade é importante para que você entenda o universo que envolve externamente uma empresa, entenda que o mapeamento ambiental (sondar o ambiente e colher informações para reduzir incertezas) é o primeiro passo para um planejamento eficaz.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar no PLT 302, e nas bibliografias complementares da disciplina de Processos Administrativos, que constam no seu Plano de Ensino e Aprendizagem:

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Basicamente são três as habilidades que um gestor deve ter, segue:

• Habilidades Técnicas: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional;

• Habilidades Humanas: consistem na capacidade e no discernimento para trabalha com pessoas e por meio delas saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver liderança eficaz;.

• Habilidades Conceituais: consistem na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação.

Além das habilidades básicas podemos citar algumas competências que ajudam na obtenção de sucesso na gestão:

• Conhecimento: é o saber, o administrador deve manter-se em constante aprendizado;

• Saber utilizar suas Habilidades, saber utilizar seus conhecimentos, por em prática, a fim de torná-lo rentável e agregar valor;

• Julgamento: saber analisar as situações e através disso tomar decisões acertadas. Definir exatamente o que, como, quando e por que fazer algo;

• Atitudes: Sair da zona de conforto, colocar as coisas em prática, ser determinado, tornar-se agente de mudança e transformação na organização.

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

• Empresa: representam um tipo de organização focada no lucro, são organizações únicas, não existem empresas iguais. Podem ter diversos tamanhos e estruturas. As empresas operam em diferentes ambientes, esses ambientes são variáveis e incontroláveis.

• Gestor: são os organizadores de negócios, isto é, pessoas impulsionadas por disciplina, estrutura e organização. São administradores focados em alocar recursos, alinhar elementos organizacionais. Um bom gestor ajuda a empresa a alcançar seu potencial máximo.

• Empresário: conceito muito ligado ao dono do negócio, aquele que investe os recursos necessários para a empresa funcionar, assume riscos. Segundo o Código Civil em seu artigo 986: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviço.”

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Sistemas podem ser definidos como um conjunto de elementos que interagem dinamicamente afim de atingir os mesmo objetivos. Empresas são consideradas sistemas abertos, pois ao contrario dos sistemas fechados onde as variáveis de entrada são poucas e por isso é fácil definir qual será o resultado, os sistemas abertos tem muitos variáveis de entrada e é quase impossível prever os resultados. O conceito de sistemas abertos vem da biologia a partir do estudo dos seres vivos e de sua dependência e adaptabilidade ao meio ambiente, o mesmo se aplica às empresas em seu mercado atuante.

4. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com