TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adm

Ensaios: Processos Adm. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

2 Desenvolvimento etapa 3

2.1 Resenha do artigo

Através do artigo “Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional”. Podem-se concluir os seguintes conceitos:

Liderança

Existem vários conceitos de liderança para identificar o papel de um líder e são por meio de uma boa liderança que a empresa terá colaboradores motivados, um clima organizacional satisfatório, com boas relações de trabalho, clientes satisfeitos, bons lucros, resultados positivos, entre outros. Em qualquer grupo, cada indivíduo possui um papel próprio, onde suas funções são essenciais para que os objetivos da equipe sejam alcançados.

Características do líder De acordo com o texto, não a uma definição concreta para as características de um líder, porem é ressaltado duas características, que após muitos estudos, se destacaram são: influência e a confiança.

Segundo o autor Nascimento, alguns atributos que um líder deve utilizar como alicerces são: cultivar as seguintes características e atributos: ouvir atentamente; despertar empatia; desenvolver atitudes positivas e otimistas; exceder promessas e compromissos; reconhecer dúvidas e vulnerabilidades pessoais; ser energético em alto nível; e ser sensível às necessidades, aos valores e ao potencial de outros.

Diferença entre líder e chefe Para muitas pessoas, chefe tem o mesmo conceito de líder, mas isso não é verdade. Há uma grande diferença entre as funções, um chefe tem o poder de autoridade meramente pelo cargo atribuído, visa somente o sistema da empresa e liderança não é algo imposto e também não é algo que ensina, mas sim algo adquirido com o passar do tempo através de experiências vividas.

Já um líder, tem o poder de liderar por mérito de sua personalidade, visa às pessoas que operam esse sistema, sua liderança pode influenciar no fracasso ou no sucesso de uma organização e possui um conceito que: liderar não é tarefa fácil e exige paciência, disciplina, respeito, humildade e compromisso.

Estilos de liderança Estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os colaboradores de uma equipe, seja em grupo ou pessoa a pessoa. O estilo pode ser autocrático, democrático ou liberal, dependendo de o líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados. Por meio dos estudos pode-se afirmar que:

• O líder autocrático é um líder centralizador não permite que seus liderados participem de suas tomadas de decisões;

• O líder democrático toma suas decisões com o consenso do grupo incentivando a participação de todos na tomada de decisões.

• O líder liberal transfere suas decisões para seus liderados sendo assim esse líder tem pouca participação nas tomadas de decisões.

Clima organizacional Clima organizacional é o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.

O clima de uma organização pode influenciar totalmente uma organização, e cabe aos líderes criar um ambiente saudável dentro de uma organização para manter seus colaboradores sempre motivados para melhor desempenho e resultados da organização.

Um líder tem um papel fundamental dentro da organização para que haja um ambiente saudável e funcionários satisfeitos, é preciso haver a figura do líder que saiba ouvir as pessoas e ajudá-las a se comprometerem com a empresa. Deve saber lidar, também, com os conflitos que venham surgir, transformando-os em resultados construtivos, fazendo com que sua equipe reflita e amadureça diante das desavenças, pois comportamentos positivos requerem pessoas com maturidade pessoal e profissional.

Comprometimento organizacional e motivação dos colaboradores Se todo líder tivesse o poder de manter todos os colaboradores motivados seria excelente para as organizações, mas infelizmente essa é uma tarefa árdua, pois motivação não se compra e nem se vende.

Motivação é uma necessidade interna é algo fundamental para alcançar os objetivos, pois, a partir do momento em que esse indivíduo alcançar esses objetivos ele não mais, será manipulado por essa motivação.

Sendo assim um líder tem que saber conduzir as necessidades de um colaborador, deve mostrar a ele a importância do comprometimento em suas atividades e os resultados que ele ira traçar dento da organização é preciso estimular o comprometimento deles com a empresa, pois comportamentos positivos requerem pessoas com maturidade pessoal e profissional.

Para que o colaborador seja comprometido com a empresa, é preciso entender do que é capaz e o que se espera dele. E isso só é possível quando ele conhece o seu desempenho, a sua competência para o trabalho e quando tem consciência de como as outras pessoas percebem os seus resultados, fruto de suas atividades. Estar sempre identificando os pontos positivos do colaborador relatando sua importância para a organização, e auxiliando em suas necessidades para melhor desempenho. Dar atenção às necessidades do colaborador para melhores resultados da instituição.

2.3 Resenha do filme

Já o vídeo “Estilos de liderança”, pode-se compreender que, existem alguns estilos diferentes de liderar uma equipe de trabalho, em cada um desses estilos refletirá de uma forma ou consequência, tanto boa, quanto ruim para a organização.

A seguir vemos alguns desses estilos:

• Líder coercitivo: este tipo de liderança ocorre através da coerção, da violência verbal ou física, este estilo a convivência do líder com seus subordinados serão sempre instáveis, onde eles não conseguem se entender trazendo prejuízos para a equipe e consequentemente para a organização.

• Líder conselheiro: estes tipos de lideres geralmente se sobressaem por sua facilidade com sua equipe em saber motivar dando – lhes tarefas desafiadoras e os encorajando de que são capazes para fazer o melhor.

• Líder agregador: este tem como lema manter a harmonia, a alegria e a confiança entre sua equipe de trabalho, permitindo assim inovações em sua organização.

2.3 Melhor estilo de liderança

Dentro da administração existem vários tipos de direção, algumas empresas usam a Teoria X(de forma tradicional) e outra a teoria Y (forma moderna), na teoria X o homem é visto como: preguiçoso, insensível, evitam o trabalho, detestam ter trabalho porque na verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com