TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativo

Trabalho Universitário: Processos Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  5.494 Palavras (22 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Neste trabalho abordaremos o planejamento empresarial, onde cada tipo de planejamento é aplicado dentro das organizações. Citará como funcionam as organizações do processo administrativo, exemplificando com um projeto destinado a área social em um bairro carente. Também abordaremos os conceitos de direção e controle no processo administrativo e falaremos também sobre os papeis dos administradores e lideres.

Se usarmos o planejamento, as possibilidades de que um projeto funcione são, sinceramente, de uma grande porcentagem. Se usarmos conscientemente o sentido mais amplo desse termo e aplicamos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem sobremaneira e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, um bom meio e um ótimo final.

O planejamento é uma função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-la da melhor forma possível para uma ação futura. O planejamento é elaborado em diferentes níveis são eles: o estratégico, o tático e o operacional.

O planejamento estratégico; são as atividades primarias da empresa de se relacionar com o mercado, a empresa ao desenvolver estratégia para enfrentar os elementos ambientais precisam de um horizonte de tempo projetado ao longo prazo, de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recurso, capacidades e potencialidade.

É a identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno, para atingir metas e planos de ação que resultem em vantagens competitivas, com base na análise sistemática de mudanças ambientais previstas para um determinado período.

Planejamento Estratégico propriamente dito, na qual as abordagens internas e externas são exaustivamente analisadas e depuradas, para a definição do que precisa ser mudado, quais metas precisam ser atingidas, objetivos e planos de ação, bem como quem vai executar o quê.

O planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” tem a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. Esta aqui um momento oportuno para se estabelecer os KPI´s de médio prazo. Como é nesta fase onde os recursos começam a serem detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.

O planejamento operacional é considerado como formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos. Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que está presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização. Ele se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações ,pelo caráter media artista que focaliza apenas o curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.

Sempre temos que ter uma visão futura, para se organizar e crescer. Nunca devemos ter problema e solucionar para que possamos caminha em passos largos. Podemos perceber a importância do planejamento estratégico para as empresas. O planejamento se bem aplicado pode servir como uma grande ferramenta para o gestor empresarial, tornando a empresa mais competitiva. As mudanças no cenário nacional e internacional são constantes e rápidas. As empresas precisam se planejar com uma visão em longo prazo e muito clara sobre seus objetivos, para poder principalmente diferenciar-se de seus concorrentes. É preciso que o gestor conheça cada elemento do plano estratégico, seus limites e funções, e ser flexível para perceber erros e corrigi-los para um bom andamento de seu planejamento estratégico.

O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas. Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer. O planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.

A faculdade Aprender foi sorteada para colocar um projeto do governo em prática com seus alunos de todos os cursos, para suprir as necessidades de uma comunidade carente , no bairro da faculdade. Nosso objetivo é a conscientização de reciclagem de garrafas pet, arborização das margens do Rio, peças teatrais, inclusão digital , coleta de sangue e vários outros no decorrer do projeto vamos apresentar.

O projeto é composto por varias etapas e funções e que vai por o projeto em andamento são os alunos e professores que vão auxiliar, psicólogos assistente sociais, médicos professores do SEBRAE. Os alunos se dividiram em varias equipe, cada equipe fica responsável para colocar uma parte do projeto em prática.

Começamos fazendo a divulgação do protejo nas ruas através de folhetos e carro de som. O nome do projeto é Comunidade Feliz que vai acontecer por todo o mês de junho em praças publica, nos colégios e na própria faculdade.

O primeiro dia foi para eles saberem o porquê estamos tirando eles de sua rotina e qual sua finalidade, que queríamos chamar atenção deles que esse mês vai ser diferente por quê? Tínhamos um projeto comunidade feliz, como vai ser esse projeto? Vai ser um mês, a rotina deles vai mudar totalmente, vamos trabalhar com eles a parte de aprendizagem, lazer, consulta medica, visita a idosos, reciclagem de lixo e arborização na margem do rio.

Na primeira semana, demos um curso junto com os profissionais do SEBRAE com o tema orçamento familiar para os adultos no prédio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com