TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Pesquisas Acadêmicas: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.

A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam.

Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam : comunicar liderar e motivar .

Etapa 3 – Direção e Controle da ação empresarial.

A empresa de telefonia optou por adquirir o estilo de direção baseada na TEORIA Y, apesar da empresa trabalhar com o modelo de administração centralizada, aonde as decisões partem do presidente.

Os motivos nas quais os administradores optaram pelo modelo de direção da teoria Y, devido a vários fatores: nesta teoria os trabalhadores são altamente competentes, responsáveis gostam do que fazem e fazem com prazer. A empresa de telefonia colabora para que os colaboradores possam dar o seu melhor, com participações e influencias em algumas tomadas de decisão, principalmente ao atingirem os objetivos da organização os colaboradores ganham uma recompensa e não ao controle rígido e às punições. Muitas vezes os colaboradores, buscam a solução para os problemas da empresa.

O sistema de administração utilizado pela empresa é o SISTEMA CONSULTIVO, por se tratar de um sistema participativo, por mais que as decisões partem do nível institucional eles contam com a opinião dos níveis inferiores, a comunicação é voltada para orientação do que para ordens, o relacionamento entre os diretores e os colaboradores é sadia e positiva. A empresa de telefonia visa a recompensas para os colaboradores através de benefícios salariais e descontos em seus produtos e serviços.

A empresa de telefonia adota a GESTÃO PARTICIPATIVA de transformar os colaboradores em parceiros do negócio que participem dos custos e benefícios da atividade. Os colaboradores participam, questionam dão sugestões, ou sejam as pessoas são envolvidas no processo organizacional.Ela conta com um gerente operacional que contribui com a motivação dos colaboradores.

Pensando nas necessidades de seus colaboradores a empresa pontuou alguns fatores higiênicos e fatores motivacionais para aplicar na empresa.

• Incentivos por meio de prêmios e salários

• Condições físicas de trabalho

• Boa relação entre a direção e a equipe.

• Crescimento e reconhecimento profissional

• Participação nas decisões

O estilo de liderança utilizado pela empresa de telefonia é o ESTILO DEMOCRÁTICA, tendo em vista as decisões são debatidas pelo grupo, a divisão de tarefa do departamento operacional é feita pelo próprio grupo eles montam as duplas de técnico e ajudante que iram para a rua. Em algumas visitas a clientes o líder participa do processo.

O Supervisor da equipe de rua (operacional) participa diariamente da rotina dos colaboradores direcionando e aplicando o seu conhecimento, a equipe possui bom entrosamento e respeito ao seu supervisor. Além do mais os supervisores passam cuidadosamente as orientações vinda dos níveis institucional ao operacional os objetivos da organização são eficientes e eficazes.

Como podemos ver a empresa em modo geral esta interessada e comprometida com o desempenho da organização, tem vários participantes da organização.

Os Stakeholder internos funcionários obtém o livro aberto da empresa, expressão suas opiniões, a empresa contribui com benefícios salariais e agradável clima organizacional.

Os gestores e os proprietários, contam com uma equipe altamente comprometida e participativa, trazendo qualidade em seus produtos e serviços, e obviamente a empresa ganha lucros e crescimento contínuo.

Stakeholder externos, os clientes estão satisfeitos por adquirir um serviço de alta qualidade e desempenho, atendimento personalizado e vip com total educação e respeito ao consumidor.

A empresa de telefonia por ser uma empresa “pequena no mercado” fechou contrato de fidelidade com o fornecedor de peças, assim na confiabilidade de ambas as partes.

A prefeitura do município aonde a empresa foi estabelecida concedeu um beneficio fiscal de redução da alíquota de ISSQN, por se tratar da primeira empresa de telefonia no município.

Etapa 4

Planejamento estratégico conjunto de tomar a deliberada e a sistemática de decisões envolvendo o empreendimento que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.Esse planejamento é dividir em vários níveis: empresarial, Institucional estratégico e tático pode ser mercadológico, e financeiro de uma produção e de recursos humano.

Em Administração,alguns aportes metodológicos e conceituais têm provado seu valor, ainda que sejam reinventados com a prática ao longo do tempo. A gestão estratégica é um deles.

Segundo o dicionário Houaiss, estratégia significa “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”. Já o dicionário Michaelis define estratégia simplesmente como “a arte de dirigir coisas complexas”.

Ambas as definições conferem um tratamento de “arte” para a imprescindível tarefa de buscar direcionar todo o conjunto de recursos organizacionais - representados nos esforços das pessoas (dons, talentos, interesses e aptidões naturais) e na aplicação dos meios materiais disponíveis para fazer o que a empresa faz - para o alcance de um desejo coletivo quanto ao futuro daquele “grupo de pessoas com um propósito” - que é a própria definição de organização.

O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de idéias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com