TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Artigo: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

3° SEMESTRE

Nome: Claudemiro Ferreira da Silva RA: 3822690195

Nome: Fabiana Helena de Jesus Roberto RA: 4300063922

Nome: Rafael de Siqueira Martins RA: 5734158897

Nome: Sheila Aparecida Santos Oliveira RA: 4300077746

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSORA E.A.D. MSC. MÔNICA SATOLANI

TUTORA PRESENCIAL ALEXSANDER DIAS CASSIANO

TUTORA A DISTÂNCIA MARLEY BUCHARA GOMES CASAGRANDA

Jacareí, 20 de Junho de 2013.

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO 03

PLANEJAMENTO 04

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ...04

PLANEJAMENTO TÁTICO 04

PLANEJAMENTO OPERACIONAL 05

PLANEJAMENTO PELA VISÃO DE GHALLAB E DRUCKER 05

ARTIGOS 06

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PROJETO AMBIENTAL 07

DESENVOLVIMENTO 08

IMPLEMENTAÇÃO DE COLETA SELETIVA 09

IMPLICAÇÕES ÉTICAS 10

DIREÇÃO 10

CONTROLE 11

O ADMINISTRADOR 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 15

INTRODUÇÃO:

O objetivo deste é entender o planejamento e organização de uma empresa relacionada a sua administração, visa aumentar a eficiência tornando-a competitiva em seu ramo e obtendo vantagem sobre seus concorrentes.

O processo administrativo é baseado em quatro fases sendo eles, planejamento, organização, direção e controle, utilizado para obter uma visão ampla da realidade da empresa, fornecendo informações para uma tomada de decisão assertiva. Trata-se de atividade que implica no desenvolvimento de habilidades e competências empresarias, trazendo melhorias e resultados positivos para o gerenciamento da empresa. Os processos estão interligados tornando-se uma parte da empresa, sendo flexível e mutável para se adaptar as novas necessidade ou idéias que surgem com a inovação geralmente não tendo começo nem fim.

PLANEJAMENTO:

Falar de planejamento hoje é um tema bastante abrangente, e deve envolver toda a organização, pois hoje a organização não trabalha na base de improvisação. Para não ocorrer a tal improvisação tudo é planejado.

Segundo Chiavenato (2010, p. 138) “o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle”.

Seguindo o raciocínio citado podemos dizer que a principal função administrativa é o planejamento que determina os objetivos que tal organização quer alcançar e a melhor maneira quer obter tais objetivos.

Devido a sua abrangência perante a organização e seu grau de relevância o planejamento é elaborado de maneiras diferentes e em vários níveis organizacionais. Níveis esses que são divididos em três distintos tipos de planejamento.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Em primeiro lugar o planejamento estratégico, que envolve toda a visão global da empresa, possui um conteúdo genérico e bem sumarizado, suas principais características são: é projetado para o longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização e é voltada para a eficácia da organização.

PLANEJAMENTO TÁTICO:

Em seguida vêm os planos táticos que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional. Os planos táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si devem estar alinhados com o planejamento estratégico, mas os planos táticos são menos genéricos que do estratégico são um pouco mais detalhados suas principais características são: é projetado para o médio prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido no nível intermediário da organização e é voltado para a coordenação e integração.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL:

A partir dos planos táticos são desenvolvidos os planos operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado suas principais características são: é projetado para o curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, é voltado para a eficiência.

PLANEJAMENTO PELA VISÃO DE GHALLAB E DRUCKER:

Seguindo o conceito de planejamento Ghallab em seu livro (2004, p.89) nos diz que planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial de futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Assim sendo o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro.

Recorremos ao planejamento apenas quando é realmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com