TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Dissertações: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA Nº01

INTRODUÇÃO

Todos os aspectos levantados neste trabalho demonstram que o perfil do administrador de hoje, é o de um eterno aprendiz, capaz de levar o seu aprendizado para o ambiente das organizações. Além disso, o aprendizado pode se tornar um instrumento capaz de guiar todas as suas ações, tornando-se uma verdadeira filosofia de vida.

O trabalho ora apresentado mencionara conceitos fundamentais para compreender a totalidade a cerca dos conhecimentos do surgimento e evolução da Teoria Administrativa, contextualizando com os acontecimentos sociais modernos.

Será visualizado para melhor entendimento conceitos de três escritores diferenciados a cerca dos conceitos de: empresa, administrador, ambiente empresarial e estratégia empresarial, fornecendo visões diferenciadas para assim conflitar e nos levar a raciocinar sobre o tema.

DESENVOLVIMENTO

Assunto | Definição (PLT) | Definição -2 | Definição – 3 |

Empresa: As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram (CHIAVENATO). Dessa maneira, pode-se compreender que as empresas não são locais de prazer ou de benemerência. Precisam perseguir a produtividade, buscar o lucro justo, fortalecer sua marca, tornando-se competitivas. Precisam garantir seu sucesso, sua vitalidade, sua permanência e sua sobrevivência. Alguns autores dizem que o objetivo final de uma empresa é sempre o lucro e tudo mais são meio para alcançar esse objetivo. Esta é uma forma simplista de colocar a questão. O lucro é absolutamente indispensável para que qualquer organização possa sobreviver, mas não se pode afirmar com precisão que todas as organizações existam tendo em vista só esse objetivo. A maioria das organizações tem como objetivo produzir bem ou prestar um serviço à sociedade, embora para isso precisem ter lucro. Em consequência, podemos dizer que as organizações servem a sociedade.

Administrador: Na verdade, ele é o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio. (CHIAVENATO). Todo individuo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas capazes de contribuir para o alcance dos objetivos da organização é um administrador, independentemente do nível hierárquico em que esteja situado, do tipo de formação profissional ou do tipo de organização em que esteja atuando, empresarial ou não empresarial. A essência do papel do administrador é a obtenção de resultados por meio de terceiros, do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Portanto, o administrador depende de terceiros para alcançar seus objetivos e os do seu grupo. (LACOMBRE, HEILBORN).

Ambiente Empresarial: O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Para viver em seu meio ambiente, as empresas selecionam e percebem diferentemente as variáveis ambientais mais relevantes para os seus interesses e procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes. (CHIAVENATO). O ambiente geral é constituído por um conjunto amplo, complexo e difuso de fatores que influenciam as organizações. Não é algo concreto com que a organização possa interagir diretamente, mas influencia suas decisões e as estratégias adotadas. Nenhuma organização está isolada, mas inserida num ambiente externo que atua sobre ela e sobre o qual ela também age. Ao elaborar seus planos a empresa os faz considerando o ambiente em que está inserida e, em muitos casos, procurando atuar sobre esse ambiente de modo a modificá-lo a seu favor. Isso faz com que as organizações sejam caracterizadas como sistemas abertos [...] (LACOMBRE, HEILBORN).

Estratégia Empresarial: No fundo, a estratégia é uma teoria sobre a realidade dos negócios. Ela consiste em selecionar entre várias alternativas a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base nessa hipótese escolhida. [...] A estratégia representa integração, adequação e compatibilização. [...] A estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo [...] (CHIAVENATO). As empresas, então, direcionam seus negócios e suas operações de maneira coerente (racional), por meio de padrões próprios, ou seja, determinando ações organizacionais e comportamentos diferenciados e personalizados denominados estratégias [...] Além disso, é por meio das estratégias que as organizações determinam a eficiência das tarefas realizadas para o alcance dos objetivos, ou seja, avaliam se seus esforços estão de acordo com o potencial dos recursos utilizados. [...] A estratégia defini os rumos e as decisões que determinam a natureza da organização. A essência da estratégia está nas atividades: escolher atividades diferentes ou executar as atividades de forma diferente da que é usada pelos competidores. (LACOMBRE, HEILBORN)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A três definições de empresa relatadas, os autores buscam diferenciar empresa de organização, CHIAVENATO no PLT inicialmente diz a que a empresa é uma organização em busca de lucro, LANCOME E HEILBORN explica que a empresa não pode ser conceitualizada somente em torno da busca do lucro, mas uma organização onde presta serviço e assim consequentemente obtenha o lucro, já PEREIRA busca diferenciar as empresas das organizações.

No que se refere a administrador as literaturas dizem na mesma linha de raciocínio, uma vez que, a função do administrador é dirigir negócios. É ser responsável pela organização, planejamento e funcionamento de uma empresa, pública ou privada. Tem como principal meta atingir o máximo de qualidade, produtividade e rentabilidade. Já PERERIA generaliza mais quando cita que o administrador é todo aquele que lidera um grupo de pessoas, sendo um grupo empresarial ou não.

Ao se tratar do ambiente empresarial os autores deixam claro que a compreensão do ambiente é resultado da análise das variáveis que o compõe, tais como: economia, tecnologia, política, legislação, etc., estas que “fogem” ao controle do gestor e da empresa. Neste caso, o máximo que a empresa pode fazer, é adaptar-se rapidamente lembrando que a flexibilidade e a adaptabilidade ocorrem e para que a empresa esteja preparada é necessário que tenha uma estratégia planejada.

Concluímos, portanto, que diante das incertezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com