TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Trabalho Universitário: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Iremos abordar os conceitos, definições e tipos de planejamentos existentes que são: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Organizacional e suas características.

Criamos um projeto para ajudar a nossa comunidade, com base no que apreendemos com o planejamento, organizamos as atividades separando cada cargo conforme a direção, controle e os níveis de uma organização.

Análise crítica dos artigos: O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica e Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. Exemplo de uma empresa que tem uma atuação do Administrador, dissertação dos textos do autor Chiavenato e o Helbert Simon que fala sobre organização e tomada de decisão.

Planejamento

Segundo Silva (2001, p.89) o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis. Em sua obra, Teorias da Administração, o autor descreve civilizações como os Sumérios, os Egípcios, os Babilônios e Chineses entre outros, exemplificando tal afirmação.

Chiavenato (2010, p.138, 139,140) Planejamento é a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direito e controle, que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira. É também uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Para o autor planejamento é Definir os objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ação necessários. O autor afirma que há três níveis distintos de planejamento que são: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégicoé um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimento que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, é o mais amplo e envolvente.

Suas características são: É projetado para o longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização, é voltada para a eficácia da organização.

Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades demercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

Chiavenato (2010, p.166) Planejamento Tático é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático que devem ser elaborados pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico.

Suas características são: O Planejamento é um processo permanente e contínuo, é sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação, é sistêmico, é iterativo, é uma técnica de alocação de recursos, é uma técnica cíclica e é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais.

Planejamento Organizacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular, se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer”, é composto por infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa.

Suas características são: projetado para o curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e é voltado para a eficiência.

Níveis da

Empresa Planejamento Conteúdo Extensão de

Tempo Amplitude

Institucional Estratégico Genérico e

Sintético Longo Prazo Aborda a empresa como uma totalidade.

Intermediário Tático Menos genérico

e mais detalhado Médio Prazo Aborda cada unidade da empresa ou

cada conjunto de recursos separadamente

Operacional Operacional Detalhado e

Analítico Curto Prazo Aborda cada tarefa ou operação isoladamente

Níveis Institucionais = Direção da empresa como um todo.

Nível Intermediário – GERÊNCIA de cada departamento ou unidade.

Nível Operacional – SUPERVISÃO de atividades ou pesquisa.

Uma empresa bem planejada e bem organizada segue um plano estratégico bem consolidado com os seguintes objetos:

- à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;

- à visão - onde queremos chegar como instituição;

- aos valores - quais são nossas às atitudes para alcançar nossa visão;

- à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e objetivos.

Com base no que apreendemos iremos criar um projeto de extensão universitária voltada para o meio ambiente.

A Direção responsável decidiu que o nome da associação será: Associação dos universitários solidários.

Nossa missão é arrecadar fundos para as instituições de caridades.

Queremos ser a maior instituição de coleta de bateria de celularesda nossa comunidade sem fins lucrativos.

Iremos fazer workshops com brindes, propagandas, Banners, incentivando e explicando como é feita a reciclagem de bateria de celulares e a importância de cuidarmos do meio ambiente contanto com a ajuda de todos da comunidade.

A estratégiade trabalho será a conscientização da populaçãopara a reciclagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com