TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Exames: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 12

PLANEJAMENTO

O Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa, que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O Planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual seqüência.

SUGESTÃO ADOTADA: SOCIAL

Em virtude da nossa faculdade não está inserida em nenhum projeto social na comunidade, o grupo discutiu e apresentou propostas, chegando à conclusão que seria um Projeto Social. Onde escolhemos visitar o Abrigo São Lucas.

OBJETIVO – PLANO ESTRATÉGICO

O nosso objetivo é fazer com que idosos possam desfrutar de momentos de alegria.

Nosso grupo realizou uma visita ao Abrigo São Lucas, uma instituição que cuida de idosos em Teresina. Na casa vivem cerca de 50 idosos, que não possuem família, que foram abandonados por seus familiares em hospitais ou que se encontra em situação de carência extrema. Vários deles foram retirados de situação de risco, pois eram maltratados por algum familiar.

Pois, ao chegar à velhice, a tendência é aumentar as limitações e incapacidade, necessitando ainda mais de cuidados, por parte de seus familiares.

Eles recebem moradia, alimentação, roupas, remédios e são atendidos pelo PSF- Programa de Saúde da Família e de voluntários. Tendo também momentos de lazer, como bingos, artesanatos e participam também de atividades físicas (Passeios Externos). Promovendo a alta estima, melhoria na qualidade de vida, dignidade e respeito.

A Presidente do Abrigo Lilian Costa, informou que os idosos são encaminhados ao Abrigo pela Delegacia do Idoso e pela Secretaria de Assistência Social. É mantido com recursos do Governo Federal e Doações Voluntárias. E que apesar da escassez orçamentária é possível executar ações que garanta uma vida melhor para aquelas pessoas.

O Abrigo executa todas as ações com o trabalho de 20 funcionários e 13 voluntários. In loco, esperávamos encontrar pessoas tristes. Mas, ao contrário disto, encontramos idosos risonhos e comunicativos. Nessa primeira visita realizamos brincadeiras e uma caminhada externa, na tentativa de levarmos alegria e conforto para eles, e posteriormente, pretendemos arrecadar com os participantes da equipe e pessoas do nosso convívio, uma doação de qualquer valor que será convertido em alimento para doarmos ao Abrigo.

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

As que mais se destacaram foram:

Solidariedade;

Comportamento Social

Amor ao Próximo;

Valores Morais;

Respeito;

Relacionamentos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao estabelecer objetivos, compreendemos que é necessário um planejamento bem definido, para seguirmos na direção certa, e atingirmos a eficiência e a eficácia.

A discussão em grupo fez com que cada opinião chegasse ao mesmo entendimento. Mostrando assim, que havia um líder com foco na direção certa.

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Direção da ação empresarial

Após o planejamento e a organização da ação empresarial, o próximo passo é a função de direção. As pessoas precisam ser admitidas, aplicadas em seus cargos, doutrinadas e treinadas: elas precisam conhecer aquilo que se espera delas e como elas devem desempenhar seus cargos; precisam ser guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se espera. O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, otimiza todo o processo. Ou seja, lidera, incentiva, se comunica. Busca promover uma relação de troca de informações para que ele como administrador corrija falhas de planejamento ou acelere o processo de execução das atividades caso haja necessidade.

Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada ás pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação, sendo assim todos participam um pouco do direcionamento e andamento do abrigo São Lucas. Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. E isso não é diferente dentro da Instituição em estudo, pois os idosos necessitam dessa motivação para que possam se sentir cada vez mais a vontade e desfrutar de todo o bem estar que cada funcionário ou voluntário está disposto a oferecer em conjunto com os outros colaboradores interno ou externo. Eles passam por um processo de aprendizagem de como devem interagir e agir dentro do abrigo, com motivação e um sorriso no rosto para que possam passar, não somente essa imagem aos idosos como também aos visitantes. São pessoas que se preocupam com o próximo e por isso devem fazer com muita disposição e orgulho de servir. O projeto social visa proporcionar aos beneficiados que por sua vez devem estar em situação de vulnerabilidade social ou em risco de exclusão social, o acesso às interações sociais em grupo e a um meio de vida melhor como forma de inclusão social. Voltado para idosos, as atividades são realizadas em consonância com as diversas faixas etárias; subsidiando as atividades diárias, proporcionando a capacitação corporal e mental além do desenvolvimento da capacidade cognitiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prática de gestão empresarial vem determinando, nos últimos tempos, a criação de uma nova ferramenta gerencial em função de cada nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com