TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Trabalho Universitário: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

A FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão paraas organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funçõesadministrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetrosque vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assimcomo o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestorese suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada dedecisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudançasque ocorrem no mercado em que atuam. De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis:estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.

O foco será dado para o planejamento no nível estratégico, porém todas as ferramentas abordadas podem ser adaptadas aos outros níveis de uma organização. 1.1 PlanejamentoEstratégico

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)

Para efeitos desta pesquisa foi adotada a definição de Almeida (2003, p.13), que traz:

“Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as idéias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia). Depois de ordenar as idéias, são ordenadas as ações, que é a implementação do Plano Estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida.”

Em conformidade com a definição de Planejamento Estratégico escolhida neste artigo, foi adotado o modelo trazido pelo mesmo autor (ALMEIDA, 2003), o qual tem, inicialmente, quatro atividades para orientar a realização da estratégia: análise dos aspectos internos, análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com