TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Trabalho Escolar: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

O planejamento é uma ferramenta muito importante dentro de uma empresa, é com ela que podemos analisar uma maneira de como a empresa irá ou deverá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos seus objetivos. Muitas empresas tomam decisões imediatas, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento. Seu princípio é diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante de algum imprevisto ou até mesmo para o futuro.

Existem três tipos de planejamento:

Planejamento Estratégico: é uma técnica gerencial que é essencial para a boa administração. Por meio da análise do ambiente de uma organização, é possível se fazer um diagnóstico de oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão. Ele dá o norte para que a organização aproveite novos espaços e evite riscos, gerindo recursos com maior eficiência, eficácia e efetividade e com qualificação no atendimento das demandas da sociedade.

Planejamento Tático: é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo. O planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia a dia. Estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

PESQUISA COMPARATIVA

Os livros utilizados para pesquisa foram:

• Teoria Geral da Administração – Uma Abordagem Prática – Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira.

• Administração Princípios e Tendências – Francisco Lacombe, Gilberto Heilborn - (2ª edição).

Para o autor Djalma, o planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados – objetivos e metas – a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações – estratégias – para alcançar estes resultados, bem como estabelecer leis e normas – políticas – que servem de sustentação a esse procedimento administrativo. Para ele o planejamento é a função inicial do processo administrativo nas organizações. É o planejamento que orienta todas as atividades subsequentes da realidade administrativa das organizações.

Para o autor Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn, o planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado ou como a determinação consciente de cursos, isto é, dos rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivo, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.

Comparação: no livro PLT existem três níveis diferentes de fazer um planejamento etrês cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dosexecutivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre osacontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com