TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Dissertações: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.803 Palavras (16 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 16

Neste, falaremos sobre o planejamento que é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.

o futuro.

Segundo o autor Roberto Shinyashiki, um administrador dever ter a visão além do seu alcance, não pode ser visto apenas o obvio, mas as oportunidades que surgem de momentos inesperados ou onde pessoas comuns não veriam um bom empreendedor não pode ser limitado e nem possuir uma visão limitada, ele não pode se contentar apenas com o sucesso presente tem que ir além de sua perspectiva, na vida de um empreendedor o futuro é apenas a conseqüência do presente, e que existem duas batalhas que são enfrentadas constantemente a do presente e o futuro.

Paulo Barreto diz que “a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios”, e que o profissional tem que estar conectado 24, para obter uma carreira de brilhante precisa ser atualizado, estudar muito para empreender neste mercado

global, o jovem executivo fará parte da geração que realmente se preocupa com a qualidade de vida e dedicação à profissão, não se incomoda em passar horas trabalhando em atividades produtivas, gosta de estar na liderança, possui igualdade no tratamento com as pessoas no ambiente de trabalho do faxineiro ao presidente, é muito empenhado no sucesso da empresa, pois este é o melhor caminho par o seu sucesso, não admite tarefas rotineiras, tem desejo de desenvolvimento continuo, espera haverá concorrência com profissionais ainda mais bem preparado. Intui-se que o administrador do século XXI tem que ter postura e utilizar idéias futuristas, transmitir segurança, confiança, ser justo, pontual, ter mais acertos do que erros.

O administrador tem que ter visão futurista, planejar os objetivos partindo da idéia que tem que ser atualizado sobre os acontecimentos no mundo, jamais se contentar com a notoriedade presente e sim projetar conquistas futuras, ser dono de um comportamento exemplar e justo.

3.2 Considerações finais

O planejamento e abordado como uma das principais funções do Processo Administrativo.

Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma

CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

O controle é a quarta função do Administrador dentro de um sistema aberto e cíclico, sistema esse que é intimamente ligado, interdependente e interagente. Algumas vezes é necessário mudar o planejamento, a organização e a direção para os sistemas de controle se tornem mais eficientes.

O controle muitas vezes tem conotação de poder dentro de organizações já que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas, portanto exercendo o poder interpessoal.

No nosso projeto de trabalho, onde desenvolvemos a três funções anteriores do Administrador, trataremos agora a função da Direção durante o processo. Num leve histórico, o nosso grupo escolheu um objeto específico para trabalhar em cima dele com intuito estratégico de levar informações à sociedade sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Após o planejamento, onde as linhas de execução foram colocadas no papel seguidas de como agir para a melhor execução das atividades num âmbito pró-ativo, desenvolvemos maneiras de Organizar essas linhas de execução, onde decidimos sobre a alocação de cada idéia de acordo com sua relevância. Após essas fases onde foram conseguidos recursos materiais e humanos para a continuidade de nossos intentos houve a necessidade de gerir todos esses recursos disponíveis assim como delegar responsabilidades distribuídas em níveis hierárquicos entre os núcleos de trabalho de nossa equipe, já que na fase de execução onde a distribuição de informações sobre nossa idéia para a população teria que movimentar nossos colaboradores em diversos pontos da cidade para disseminar nosso objetivo.

O papel do controle nesse projeto foi de analisar se os resultados conseguidos por etapas estavam de acordo com o que foi planejado. No primeiro momento percebemos que apenas distribuição de panfletos à respeito do tema em questão não conseguiria adentrar na rotina das pessoas, aí então utilizamos os pressupostos do controle, onde verificamos a situação, entendemos que deveria mudar o foco de ação e então mudamos a linha de ataque como uma ação corretiva. Utilizamos a força da mídia como braço direito para a massificação e disseminação de nossa intenção perante a sociedade. O resultado foi um maior conscientização da população que passaram a se organizar melhor em seus bairros a respeito de alocar os lixos de acordo com seus tipos. Realizamos um levantamento nos locais estratégicos onde realizamos nossos serviços e percebemos que nesses locais a conscientização da população mudou em relação a antes. Daí vem um questionamento, se ocorressem ações iguais a nossa será que todos agiriam da mesma forma? Se todos tivessem acesso a infra-estrutura adequada como uma melhor distribuição de lixo produzido nas cidades com certeza outros fatores que contribuem negativamente para a destruição da natureza iriam ser diminuídos sem a necessidade de gastar recursos públicos, já que a população não jogaria lixo nas ruas, nem nos rios, contribuindo secundariamente para o bem estar de vida nas grandes cidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Segundo Chiavenato (2003, p. 635), o controle como função administrativa consiste em mensurar o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais sejam cumpridos. Dentre as divisões hierárquicas do controle nas organizações será enfatizado o controle dentro da organização, ou seja, o controle interno.

Nas organizações o controle interno é constituído de procedimentos que visam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com