TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Exames: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

7 Ferramentas de Qualidade

Tanto o TQM (Total Quality Management) como o TQC (Total Quality Control)frequentemente mencionam na literatura as ferramentas denominadas como as 7 ferramentas da qualidade. O seu criador, Kaoru Ishikawa, conhecido como o homem mais importante no Japão pela defesa do controle de qualidade, organizou estas 7 ferramentas com o intuito de possibilitar que qualquer pessoa com um conhecimento básico pudesse analisar e interpretar dados ou informações importantes da empresa.

De acordo com Kaoru, cerca de 95% dos problemas enfrentados por uma organização podem ser resolvidos utilizando as 7 ferramentas da qualidade, pois elas foram desenvolvidas para simplificar e subsidiar melhor análise de informações. Desde o seu desenvolvimento, estas ferramentas passaram a ser utilizadas em empresas de todo o mundo e por diferentes funcionários abrangendo todos os níveis de uma empresa, desde gerentes até operadores.

As sete ferramentas de qualidade são:

- Diagrama de Pareto

- Diagrama de causa e efeito

- Diagrama de dispersão

- Histograma

- Fluxograma

- Carta de controle

- Folha de verificação

Padronização

A padronização do trabalho objetiva diminuir os possíveis erros e variabilidade nos processos laborais, porém, sem bloquear a flexibilidade do procedimento produtivo. Visa, em primeira análise, quais produtos devem ser planejados e desenvolvidos a partir da necessidade do cliente; métodos para a produção dos produtos; a adequação dos mesmos ao mercado; e a busca por menores custos em todas as etapas de produção e distribuição.

A padronização também é empregada nos processos laborais internos para obtenção de maior retorno de produtividade, e facilitar a incorporação de novas tecnologias, produtos e serviços. Também fortalece a empresa perante a acirrada competição nacional e internacional entre as empresas, na busca por menores custos, qualidade e competência.

A padronização permite o uso adequado de equipamentos, materiais e mão de obra; simplifica a uniformização do trabalho, do treinamento e distribuição de conhecimento. A padronização auxilia na redução do uso de materiais, reduz o desperdício, aumenta a produtividade e possibilita o controle dos processos.

Por meio da padronização do trabalho é possível prever resultado, delegar tarefas básicas quando os processos são bem definidos e de conhecimento prévio de todos os envolvidos. A padronização só existe quando há um padrão de implementação de tarefas pré-estabelecidos pelos planejadores de uma empresa.

Em determinados setores, como o no criativo, a padronização torna-se menos importante quando o caráter inventivo e intuitivo do trabalhador é mais explorado, mesmo assim, na indústria criativa, há padrões para a elaboração e finalização de determinados produtos. Na área de maquinaria, a padronização é aplicada paralelamente aos aspectos de segurança do trabalho, quando, para acionar uma máquina, o trabalhador necessita de treinamento e conhecimento padronizado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com