TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Ensaios: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

1. HABILIDADES PARA UM GESTOR DE SUCESSO

Com a alta demanda de bens e serviços no mercado, às empresas precisaram adotar novas tecnologias, metodologias de logística e muita rapidez para atender o consumidor. Liderar diferentes perfis de pessoas, saber conduzi-las com ética, foco, motivação e moral não é uma missão fácil, afinal, ninguém é perfeito, no ambiente interno das empresas existem diversos tipos de opiniões, gerações e idade.

Gerenciar um departamento de uma empresa é um desafio para poucos, muitas pessoas tentam, porém poucas possuem espirito de liderança, profissionalismo e principalmente amor no que faz, também ressalto que ninguém nasceu ou nascerá líder.

Esse profissional é responsável por fixar metas, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, ser um líder ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas, avaliar e controlar o conjunto todo, essas são as principais habilidades de um Gestor Organizacional, bem como as suas principais características comportamentais no ambiente de trabalho que é ser: (culto, educado, bem-quisto, atencioso, responsável, exemplar, dinâmico, diplomático, motivador, pontual, comunicativo, esperto, iniciativo e principalmente líder). O gestor deverá liderar a equipe com foco no objetivo da empresa, além de resolver conflitos no dia-dia mantendo a ética, a motivação e o respeito no ambiente de trabalho. O gestor deverá solucionar os problemas da empresa de forma eficiente e eficaz analisando o ambiente interno e externo da empresa, tomando decisões corretas, pois as mudanças ocorrem a todo o momento devido á competitividade no mercado globalizado. O gestor deverá utilizar como recursos informativos, os relatórios administrativos, como a famosa ferramenta (APO - Administração por Objetivos), muito eficiente e eficaz na organização das tarefas da empresa no dia-a-dia, além de saber aplicar feedback aos colaboradores, sendo sempre educado.

Definir planos de carreira é uma das missões do gestor organizacional, muitas empresas apostaram na carreira em Y, onde o colaborador tem a possibilidade de permanecer no cargo desejado sem a necessidade de ser promovido ao cargo de gerencia para se manter na empresa, além de motiva-los por meio de bonificações. O gestor deverá ministrar apresentações em reuniões, tendo como forte aliado a comunicação e mantendo o espirito empreendedor para conseguir alcançar os objetivos proposto pela empresa, essas são as habilidades necessárias para que um gestor tenha sucesso.

Comandar uma empresa requer habilidades para lidar com números, desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitiva, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.

1.1. Adaptabilidade

Não importa onde, o bom líder sabe se adaptar as regras de qualquer companhia que saiba o que faz, para quem e aonde quer chegar.

1.2. Resiliência

O executivo resiliente sabe que a pressão faz parte do jogo e tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogo e jogar muito bem, diga-se de passagem.

1.3. Interatividade

O bom líder não cobra apenas resultado, ele também trabalha para alcança-los juntos a sua equipe. A proximidade com a equipe faz com que o líder também tenha uma visão melhor de quem trabalha com ele.

1.4. Polivalência

Da mesma maneira que o bom líder sabe-se adaptar a vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas desde logística, marketing e recursos humanos e souberam extrair o melhor de cada experiência.

1.5. Ponderação

Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços tomar decisões que mudam todo o rumo da companhia, e algumas vezes até o destino de pessoas fazem parte do cotidiano de gestores de grandes companhias. Ponderar as melhores alternativas para ele, a companhia e demais envolvidos é bem uma habilidade essencial para que o executivo tenha sucesso nisso.

Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçando metas e saber resolver as mais diferentes situações. No entanto, mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades que são essenciais para a gestão de uma grande companhia. Capacidade de lidar com problemas no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão. Saber superar isso de maneira tranquila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas a resistir à pressão nas mais diversas situações.

2. CONCEITOS ADMINISTRATIVOS

2.1.Administrador

Seu objetivo principal ao desenvolver seu trabalho é a eficiência organizacional, sua grande contribuição é a visão abrangente da organização e a definição de seis funções básicas:

1) Função técnica: que hoje é muito conhecida como área de produção relaciona-se com aspectos de produção bens e serviços;

2) Função comercial: denominada nos dias de hoje função de marketing, relaciona-se com a com a compra, venda dos bens produzidos e consumidos pela empresa;

3) Função financeira: ainda hoje mantendo essa mesma denominação, relaciona-se com a busca e gerenciamento dos serviços financeiros utilizados pela empresa;

4) Função de segurança: que nos dias de hoje está inserida na área de recursos humanos, tem por atividade assegurar os bens da empresa e as pessoas envolvidas nela;

5) Função contábil: hoje essa função não constitui propriamente uma área dentro da empresa, mas uma atividade como hoje, na época a função também consistia em registrar as contas efetuadas, como as demonstrações contábeis;

6) Função administrativa: também hoje constitui uma atividade atribuída a todas as áreas da empresa, tem o caráter de coordenação das demais áreas Fayol considerava essa atividade de integração da cúpula das demais funções que é prever, organizar, comandar e controlar.

2.2. O Conceito de Empresa

O principal objetivo de uma empresa é o fim econômico, bem como a liderança de seus bens e serviços no mercado, todas as empresas são consideradas organismos vivos constituídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com