TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Monografias: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  7.047 Palavras (29 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 29

RELATÓRIO DA ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em fazermos um relatório sobre as definições e os tipos de Planejamentos usados pelas empresas. O Planejamento, a preparação, é absolutamente indispensável em qualquer atividade.

Planejamento diz respeito ás tarefas mais abrangente, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Deslocaram-se esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de matérias, fica mais difícil dizer que está programando uma compra, em vez de ser está planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo. Tem como principal objetivo antever situações e condições como essas, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.

O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.

Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.

O PLANEJAMENTO

Passo 1

a) Definição

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O planejamento é a arte de pensar em algo antes de ser executado ou na forma de sua execução, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais próximo possível daquilo estipulado. Administrar sem planejar torna-se praticamente impossível.

OS TIPOS DE PLANEJAMENTO SÃO:

Planejamento Estratégico;

Planejamento Tático;

Planejamento Operacional.

Suas definições são as que seguem abaixo conforme sua ordem mencionada acima:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico apresenta três características principais:

1º- É projetado à longo prazo,

2º- Está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa,

3º- Envolve a empresa como um todo:

É projetado a longo prazo, porque está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade, portanto, é genérico, direcionado a longo prazo e macro orientado e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos e do nível operacional, por meio dos planos operacionais.

O planejamento estratégico detém seis etapas principais:

1) Determinação dos objetivos empresariais,

2) Análise ambiental,

3) Análise interna da organização e seus recursos,

4) A geração, avaliação e a seleção de alternativas estratégicas,

5) A implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais,

6) Acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

O Balanced Scorecard(BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

PLANEJAMENTO TÁTICO

O planejamento Tático envolve os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.

As principais características do planejamento tático são:

1º) o planejamento é um processo permanente e contínuo,

2º) o planejamento é sempre voltado para o futuro,

3º) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão,

4º) o planejamento seleciona varias alternativas disponíveis num determinado curso de ação,

5º) o planejamento é sistêmico,

6º) o planejamento é interativo,

7º) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos,

8º) o planejamento é uma técnica cíclica,

9º) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais,

10º) o planejamento é uma técnica de coordenação,

11º) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.

Ou seja, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com