TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Pesquisas Acadêmicas: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Ciências Contábeis – Processos Administrativos

INTRODUÇÃO

Este trabalho possibilita o conhecimento do processo administrativo da Empresa, dentro de um contexto geral mostraremos formalidade e informalidade e até mesmo a interação entre elas. Que consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-la em ação organizacional através do planejamento, direção e controle, com um plano estratégico para extensão universitária.

DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO:

PLANEJAMENTO

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

Vamos entender melhor essas expressões:

• Oportunidades – são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lo positivamente.

Por exemplo: novas políticas de governo, novos fornecedores, etc.

• Ameaças – são situações externas, atuais ou futuras que, se não evitadas ou eliminadas, podem afetar o negócio.

Por exemplo: concorrência forte, roubos, incêndios, etc.

• Forças – são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o seu negócio, dando-lhe destaque frente aos concorrentes.

Tais como: habilidades de liderança motivacional, reconhecimento, etc. Ou tecnicamente, pode-se considerar: a eficiência dos colaboradores, a credibilidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos.

• Fraquezas – são características do administrador que devem ser minimizadas, a fim de evitar influências negativas sobre o desempenho da organização.

Por exemplo: autoritarismo, individualismo, pouca ou nenhuma comunicação com os colaboradores. Tecnicamente podemos sujerir, a pressão dos fornecedores, colaboradores sem compromisso com o negócio.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ATIVIDADE DO ADMINISTRADOR

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

É aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia, por exemplo, a situação econômica global é um fator a ser levado em conta no planejamento estratégico. Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da companhia, porque a empresa como um todo entra nesta etapa.

É essencial que o planejamento estratégico seja atualizado constantemente. Se isto não ocorrer o planejamento corre um sério risco de ficar obsoleto e não ser utilizado dentro da empresa como deve ser.

PLANEJAMENTO TÁTICO:

O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como o RH, Marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

O planejamento tático é feito de ano em ano e busca otimizar uma determinada área da empresa em busca de resultado.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL:

O plano operacional coloca em prática cada um dos planos tático dentro da empresa Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Por ser a última etapa de planejamento, o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois tentando explicar cada tarefa isoladamente.

SUJESTÃO ADOTADA: EDUCACIONAL

Entrevistando crianças e jovens de nossa comunidade e comunidades vizinhas, coletamos todas as necessidades em que os mesmo se queixavam não ter acesso, e estudamos uma forma de ligar tudo isso em um único espaço recreativo, surgiu então, a ideia de criar o “TEEN ACTION”, que em português tem significado Ação Jovem.

DESENVOLVIMENTO

Seguindo as etapas de um planejamento estratégico nos deparamos com o primeiro parâmetro, Determinação de objetivos, nosso objetivo é fazer com que crianças e jovens de até 15 anos de idade possam ter e desfrutar de um ambiente em que tenham esporte, e formação profissional, mais que o principal, tenha a preparação e o encaminhamento para o mercado de trabalho, pois os mesmo se queixam que a falta de experiência acarreta SIM a falta de primeira oportunidade.

Mas, temos que oferecer um diferencial para os mesmos, pois sabemos que existem muitas instituições com esse mesmo propósito, assim nos deparamos com os parâmetros expansão e formulação de alternativas. A criança/jovem, que em dias úteis da semana receberá o curso de noções básicas de administração e informática, nos finais de semana terá um lazer, com um espaço dedicado ao esporte. Pois reparamos que os mesmo também possuem o anseio de um dia se tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com