TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Artigos Científicos: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio- Elaborar um relatório contendo o planejmento estratétegico da empresa com o intuito de oferecer qualidade no serviço prestados aos seus usuários nos aspectos de pontualidade, agilidade, eficacia e de se manter a frente das concorrências no ambiente empresarial.

Introdução

A seguir, foram desenvolvidas nas etapas abaixo, uma série de passos envolvendo as mais importantes funções dos processos administrativos, destacando objetivamente os aspectos de planejamento e organização que irão determinar os procedimentos fundamentais, como por exemplo: Missão, visão, valores e planos de estratégias, que são estabelecidos em planejamento estratégico tático e operacional.

Onde serão apresentados um conjuntos de ideias capazes de gerenciar mudanças bruscas no alcance de metas com o principio de manter a organização equilibrada, de acordo com o planejamento que foi estabelecido em função dos conceitos situados em: Pessoas, tarefas, órgãos, relações, modelagem e departamentalização. Com o intuito de colocar em prática toda a atividade organizacional de uma forma eficaz na maneira de conduzir o desempenho na qualidade do produto ou serviço prestado.

Etapa 1

A Importância do Planejamento

Um bom planejamento permite que as organizações alcancem com sucesso todas suas metas e objetivos, podendo ser apresentados em:

Planejamento Estratégico: É responsável pela definição dos objetivos, planos e tomada de decisões definindo onde se pretende chegar e o que deve ser feito para conseguir os resultados esperados.

Planejamento Tático: É utilizado para distinguir os objetivos e as estratégias, sendo a função administrativa que determina antes o que se deve se fazer e quais são os objetivos que devem ser alcançados.

Planejamento Operacional: Em relação aos demais, Este é o de menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários, implementando os planos definidos no planejamento tático.

O principal objetivo desses planejamentos é identificar os impactos futuros causados pelas decisões tomadas, e também determinante para a eficácia organizacional humana e técnica. O líder é essencial para o andamento do processo estabelecido, podendo utilizar a influência para motiva toda a sua equipe de colaboradores.

Uma das principais funções do planejamento é a gestão da estratégia que vem em junção do planejamento que organiza as diversas áreas da empresa, servindo como linha orientadora a integração dos esforços desenvolvidos por vários grupos presente no desenvolvimento da empresa.

Todas as organizações têm seus objetivos em longo prazo ou a um prazo mais curto. Para alcançar em um longo prazo primeiramente é necessário traçar e alcançar uma série de objetivo em um período mais curto, contudo, é preciso ter muito cuidado em não investir tempo e recurso em objetivos de curto prazo que possam influenciar no alcance de objetivos de longo prazo.

Há, portanto uma certa hierarquia que vai desde uma visão ampla do que a empresa procura apresentar no mercado, passando por um conjunto de objetivos detalhados, descrevendo a missão da organização. Está hierarquia de objetivos é à base de todo o processo de gestão estratégica. Esta serve para integrar grandes decisões e ações que a gestão requer estabelecer.

Portanto pode-se se dizer que ter um bom planejamento é a melhor maneira de se analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seu rumo por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas ações concretas, utilizando-se para tanto, de um investimento denominado no plano de estratégia.

A gestão da estratégica é considerada a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que se desfrute, visando o alcance de determinado objetivo ou busca direcionar todo o conjunto de recurso organizacionais representados nos esforços de pessoas (dons, talentos, interesses e aptidões naturais) e na aplicação dos meios materiais disponíveis para fazer o que a empresa faz para o alcance de uma meta coletiva de uma equipe com os mesmos propósitos dentro da organização.

Portanto a gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem os formas de atingir os objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um planejamento que por sua vez é concebido didaticamente as ameaças e oportunidades, sob o ponto de vista interno e externo da organização.

O plano de estratégia é colocado em prática quando as organizações apresentam alguns fatores como:

A missão- Para que servimos, qual é a nossa razão de ser;

A visão- Onde queremos chegar como organização;

Os valores- Quais as nossas premissas sobre as nossas atitudes para alcançar a visão;

A estratégia- É o objetivo de colocar em prática as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos como equipes para a realização e desenvolvimento do planejamento.

Etapa 2

Função Organizar

A função organizar relata a estrutura da empresa de acordo com o funcionamento dos processos a seguir: A organização empresarial é umas das principais ferramentas dentro da organização, pois a cada dia aumenta o fluxo de informações de diferentes aspectos e situações, cada uma de acordo com os procedimentos apresentados, com os aspectos de sobreviver, competir e expandir, o princípio da organização faz com que a empresa cresça de uma maneira eficaz enfatizando clientes e fornecedores, pessoas, tarefas, órgãos, relações, modelagem e departamentalização.

Pessoas: O conceito de gestão de pessoas ou recursos humanos tem a função de estabelecer as habilidades de comportamento interno, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com