TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos-Atps

Trabalho Escolar: Processos Administrativos-Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ETAPA 01 – PASSO 01

PLANEJAMENTO

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Aliás, o planejamento envolve várias formas de lidar com as mudanças e com a incerteza que ela traz consigo. Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor à situação – atitude denominada “paralisia pela análise”. No outro extremo, os administradores podem ser levados à preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização – atitude denominada” extinção pelo instinto”. Os dois extremos precisam ser evitados. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando a mudança. Como vivemos em uma época de mudança e descontinuamente as organizações têm de ajustar-se mudanças. “todo negócio e toda organização deve ser capaz de efetuar mudanças a fim de sobreviver”. Se o administrador mudar adequadamente, ele poderá também progredir e crescer. Como o grau de mudança ambiental seja técnico, econômico ou sociológico – está constantemente mudando, devemos procurar melhores e novos caminhos para compreender, antecipar, explorar a mudança e cooperar com ela. Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e proposital.

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de Planejamento:

1-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características sâo:

- É projetado para o longo prazo: seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos.

-Envolve a empresa como uma totalidade: abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização.

2-PLANEJAMENTO TÁTICO: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características, são:

-É projetado para o médio prazo: em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses.

-Envolve cada departamento ou unidade da organização: abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais.

3-PLANEJAMENTO OPERACIONAL: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são:

-É projetado para o curto prazo: para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal.

-Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente: preocupa-se com o alcance de metas específicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com