TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos Administrativo

Dissertações: Atps De Processos Administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS

PROCESSOS ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL

SUMARÉ

JUNHO/2012

Introdução

Através da pesquisa e trabalho de campo, apresentaremos a seguir um projeto de caráter social voltado para o meio ambiente, seu objetivo principal é a criação de uma cultura na sociedade totalmente responsável com suas atitudes em relação ao meio ambiente, sempre pensando nas gerações futuras, e na garantia de recursos para que essas possam sobreviver. Dentro deste conceito, buscamos compreender as ferramentas da administração moderna e sua eficiência dentro de qualquer contexto onde é necessário organização para gerar resultados.

Planejamento

O que é planejamento? Observando-se o ponto de vista organizacional, pode-se definir como planejamento, o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, dentro de uma mesma situação ou período de tempo. Em administração nós convivemos com o termo planejamento estratégico, se analisarmos separadamente o significado de estratégia segundo o dicionário, veremos: a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute. Conclui-se que planejamento estratégico basicamente seria a formulação de idéias que determinam os objetivos e ações em busca de um ideal.

Os administradores ou gestores da atualidade parecem um pouco despreparados para acompanhar as mudanças organizacionais na velocidade em que elas realmente ocorrem, pois conceitos

básicos como o planejamento são deixados de lado em quase todas as tomadas de decisões, o que pode causar um prejuízo irreparável para as organizações. Muitos buscam agir e esperam resultados somente no curto prazo, o que pode causar ansiedade demasiada, levando a um fracasso na realização dos objetivos.

Planejamento Estratégico

Partindo da diretoria ou altos executivos da empresa o planejamento deve ser difundido entre todos, pois tem a finalidade de definir as metas e objetivos da organização, tanto a serem alcançados no curto como no longo prazo. Entre alguns deles podemos citar: sobrevivência no mercado competitivo, crescimento, e eficácia em todos os seguimentos da empresa.

Planejamento Tático

Dando continuidade ao raciocínio, logo na seqüência temos o chamado planejamento tático, cujo objetivo principal é traduzir os objetivos gerais definidos pela diretoria nas atividades mais específicas, ou seja, o planejamento tático faz a compreensão da visão da diretoria, e define as alterações a serem executadas pelo operacional em suas atividades.

Planejamento Operacional

Por sua vez o planejamento operacional, o último nível da pirâmide, seu foco é trabalhar junto aos funcionários da mão-de-obra operacional e não administrativa. Desta maneira é possível programar e acompanhar os planos específicos elaborados pelo planejamento tático. Sua preocupação é basicamente o que fazer e como fazer, otimizar os processos e maximizar os resultados.

Professor Roberto Shinyashiki

* Gestores devem enxergar além do que as demais pessoas enxergam, vendo soluções onde os demais só vêem problemas,

assim será totalmente diferenciado;

* Deve se antecipar em todas as situações aproveitando uma oportunidade em meio às ameaças;

* O vencedor nunca deve se acomodar com o sucesso;

* Aconselha-nos que durante o horário de almoço sair para uma caminhada e, observar tudo ao seu redor sempre dando asas para a imaginação, é um bom exercício para desenvolver o espírito empreendedor.

Professor Paulo Barreto dos Santos

* Trabalhar apenas para obter lucros é uma afronta a auto-estima;

* O profissional deste século se quiser ter sucesso, deve estudar muito e manter-se 24 ligado a tudo que ocorre no mundo, sempre participando de workshops, eventos, etc.;

* Jovens executivos tendem a se preocupar mais com a qualidade de vida, porém os empregos exigem cada vez mais qualificações e desafios, o que normalmente aumenta a pressão sobre o profissional;

Observando-se esses pontos claramente já podemos fazer uma análise do principal ponto de vista de cada um, o professor Roberto é um adepto da atenção máxima nas oportunidades, buscando enxergá-las onde ninguém as vê, considera de extrema importância aproveitá-las, não se importando com conseqüências, desde que gerem lucro. Já o professor Roberto acredita na visão de que os gestores ou profissionais atuais se preocupam além dos lucros com a qualidade de vida, não deixando que o trabalho seja a orientação da sua vida, e sim um complemento.

Organização

Segundo Maximiano “... uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível

perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa sozinha”. Subentende-se que organização é uma junção intencional de pessoas e recursos disponíveis em busca de um mesmo objetivo.

Toda organização é constituída de processos, ou seja, conjunto de atividades realizadas na obtenção de um resultado, sincronização de insumos, atividades e infra-estrutura, que ao final gera um produto ou serviço ao cliente. Porém é necessário que o desenho organizacional ou fluxograma como é mais conhecido, esteja bem elaborado, pois este define a funcionalidade da organização, como seus recursos serão distribuídos e aplicados, esteja apresentando claramente: como é a estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e coordenação entre as partes.

Projeto Ambiental – Conscientizando para garantir existência das gerações futuras

Considerando a cidade de Sumaré onde está inserida a nossa unidade de estudo, propomos o seguinte trabalho:

* Palestras de conscientização ambiental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com